A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) realizará o 27º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore de 23 a 25 de outubro de 2018, no edifício da Firjan, no Rio de Janeiro.
O Comitê técnico recebeu cerca de 200 resumos de trabalhos técnicos que estão sob seleção de um corpo de acadêmicos e profissionais escolhidos pela excelência em sua área de atuação.
PUBLICIDADE
O principal objetivo do Congresso é fomentar a disseminação de pesquisas e estudos tecnológicos para o desenvolvimento de um sistema eficiente de transporte marítimo e offshore. O evento contará além das sessões técnicas com apresentação dos trabalhos selecionados, com painéis de debates sobre os tópicos mais relevantes do cenário atual, com a participação de acadêmicos, pesquisadores e especialistas do setor, assim como conferências selecionadas apresentadas por renomados técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais.
O evento conta com patrocínio da Wartsila, Sotreq e apoiadores Coppe UFRJ, USP, Unicamp e IPT.
Desde a sua criação, o Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore promovido pela SOBENA atende a uma demanda específica, voltado para a construção naval, o transporte marítimo e em hidrovias e a indústria offshore, na disseminação de pesquisas e divulgação estudos tecnológicos, envolvendo projeto e sistemas das
embarcações, processos de construção naval, sistemas de governo e navegação, infraestrutura das vias, integração de sistemas logísticos, uso de energias limpas, bem como, segurança da navegação e do meio ambiente. No caso do meio ambiente, deve-se ressaltar a produção científica voltada pararegiões ambientalmente sensíveis e que apresentam grande fluxo de carga, como a Bacia Amazônica e do Paraguai.
Temas
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Indústria Naval e Offshore;
Inserção da Indústria Marítima Brasileira na Economia Globalizada;
Políticas de Conteúdo Local e a Cadeia Produtiva de Óleo, Gás e Naval;
Descomissionamento e Extensão da Vida Útil de Plataformas;
Big Data - Inteligência artificial - Digitalização - Realidade Virtual;
Como Enfrentar a Crise no Setor de Construção Naval e Offshore;
Automação e Produtividade da Construção Naval;
Navegação de Cabotagem e Navegação Interior;
Materiais Alternativos e Compósitos;
Inovações em Sistemas de Propulsão;
Eficiência Energética nas Embarcações;
Meio Ambiente e Sustentabilidade;
Reparo e Manutenção Navais;
Tecnologia Aplicada;
Marco Regulatório;
Portos.
Networking e debates
Como nas ultimas edições do congresso, a SOBENA frisou a interação de profissionais, especialistas e alunos, e nessa edição não será diferente, teremos coffee breaks e debates que ajudam a ampliar o networking e levantar questões profissionais.
Fonte: Sobena