Produção de óleo em Tupi já soma 4 milhões de barris, diz Petrobras
A Petrobras disse nesta terça-feira (23) que testes em um poço na área de Tupi constataram "altíssima produtividade" do pré-sal no local.
Nos chamados testes de formação, foi medida produção de 5 mil barris por dia de petróleo leve (28° API). O potencial de produção do poço foi estimado em cerca de 30 mil barris por dia.
O óleo leve é o petróleo de baixa densidade, que produz mais gasolina ou diesel quando refinado, pode produzir produtos petroquímicos mais "nobres" e cujo refino é mais barato.
Segundo a Petrobras, isso comprova "a alta capacidade de produção de petróleo leve na área de Tupi já anteriormente constatada por outros poços testados na área".
O poço testado é o quarto já perfurado em Tupi e está localizado a cerca de 265 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em local com lâmina d'água (profundidade do mar) de 2.115 metros.
O poço é operado por um consórcio formado por Petrobras (com 65% de participação), BG Group (com 25%) e Galp (com 10%). Segundo a estatal, o consórcio "dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas em Tupi, com a perfuração de novos poços até a Declaração de Comercialidade, prevista para dezembro de 2010". A declaração de comercialidade é um documento enviado pela operadora de um campo à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmando que vai investir na produção no local.
Fonte: G1
PUBLICIDADE