Receba notícias em seu email

Navalshore

Treinamento a bordo

Sistema norueguês OTS quer aproximar a simulação do profissional embarcado >> O centro de treinamento e simulação norueguês Ship Modelling & Simulation Centre (SMSC) está lançando o sistema de treinamento a bordo denominado On Board System (OTS). O objetivo é facilitar o acesso de profissionais de embarcações de apoio offshore a treinamentos necessários para aumentar a segurança e qualidade das operações no mar, além de ser uma ferramenta importante para manter a tripulação em alto nível de qualificação.


PUBLICIDADE



“Muitas vezes a empresa quer oferecer o treinamento adequado a seus profissionais de bordo, mas existem dificuldades para retirar o tripulante de suas funções, enviá-lo para viagens longas, além de custos com deslocamento, hospedagem, etc. Com o OTS, o treinamento a bordo pode ser realizado na disponibilidade de tempo dos oficiais e da embarcação, sendo um suplemento ideal para treinamentos realizados com simuladores em terra”, explica o gerente de vendas do OTS, Knut Jarle Lysklett.

Ele ressalta que entre os principais desafios inerentes à atividade de navegação offshore estão a carência de oficiais e grande rotatividade, além do aumento do número de incidentes e do surgimento rápido de novas embarcações de diferentes tipos e complexidades. “Essa rapidez torna ainda mais difícil aos profissionais se manterem atualizados”, pondera. Todos estes desafios podem ser superados com o OTS, que é também uma ferramenta para que a tripulação se familiarize com a operação da embarcação, podendo realizar treinamentos sob condições reais de operação, porém com obstáculos virtuais, sem riscos de acidentes.

O sistema OTS consiste num computador com configuração de hardware adequada, um tablet, um projetor de alta resolução e uma tela de projeção. Os dois últimos podem ser substituídos por um monitor de alta resolução. O sistema recebe automaticamente informações dos instrumentos da embarcação (GPS e Gyro). As informações relativas às condições do tempo (dia, noite, ensolarado, nublado, chuvoso), do vento (velocidade e direção) e altura das ondas são inseridos no sistema através do tablet, que é a interface do usuário. Estas informações são fundamentais para que a simulação seja a mais real possível, transferindo para a simulação as condições atuais da embarcação. Após selecionar o exercício que será realizado, a simulação é iniciada e a imagem virtual dos obstáculos inerentes ao exercício selecionado é apresentada na tela. Cada comando altera a posição real da embarcação e é também visualizada na tela, bem como da posição da embarcação relativa aos objetos virtuais. Ao final do exercício o sistema informa a avaliação do treinando e se aprovado ou não. Todos os comandos realizados durante o treinamento são armazenados no sistema, permitindo assim que o treinamento seja reproduzido passo a passo. O sistema armazena também todas as informações relativas ao treinamento, tais como dados de quem realizou o treinamento, data, hora, o exercício realizado, o desempenho, etc. Após a avaliação do supervisor, as informações armazenadas no banco de dados do OTS são transferidas para um banco de dados em terra. O conteúdo deste banco de dados pode ser usado para diversas finalidades, inclusive para avaliar o desempenho da tripulação com relação aos treinamentos sugeridos.

O protótipo do OTS está instalado há 19 meses em barco de apoio da norueguesa Mokster Shipping, com excelente desempenho e avaliação positiva. Agora, passa para a fase de comercialização. A SMSC já fechou contrato com mais duas empresas, a Volstad Maritime e a Solstad Offshore.

Atualmente em fase de requerimento de patente na Noruega, o sistema de simulação a bordo já está sendo apresentado ao mercado brasileiro. Darcy Nascimento, diretor executivo da ProOil Consultoria, representante da SMSC no Brasil, o OTS representa um novo paradigma, lembra ainda que o sistema gera um conjunto de informações extremamente importante que pode servir para a gerência da frota planejar ações que aumente a competência do seu pessoal.

Localizado em Trondheim, o SMSC oferece variadas opções de cursos, desde operação de guindastes de bordo, passando por operadores de AIS e de shuttle tankers. Cerca de 1700 profissionais de diversas partes do mundo são treinados anualmente nos simuladores do SMSC. Do Brasil partem todo ano cerca de 40 profissionais, a maioria são marítimos da Transpetro.

Em 2012 a empresa estudou a possibilidade de criar um centro de treinamento no Rio de Janeiro, mas após avaliar o mercado e a relação custo/benefício, resolveu adiar o projeto. No mesmo ano, resolveu abrir sua subsidiária no país, a SMSC Brasil.






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira