Tubos para o Eixão serão fabricados no Complexo do Pecém

A primeira indústria automatizada de tubos de aço no Nordeste foi inaugurada na manhã de ontem, no Ceará. A paulista Hydrostec está funcionando no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), abrindo cerca de de 100 empregos diretos inicialmente.
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Francisco Zuza, o investimento da Hydrostec para sua instalação no Pecém foi de R$ 23,3 milhões. O governador Cid Gomes (PSB) visitou a unidade em sua inauguração.
A Hydrostec deve gerar até 240 empregos diretos, conforme seu presidente, Luiz Antônio Bovo. A indústria surgiu há dois anos, em Taubaté (SP). Seus diretores trabalhavam na Alstom Hydro Energia Brasil, no setor de irrigação e saneamento. O grupo comprou esta parte da Alstom e criou a Hydrostec.
De acordo ainda com Bovo, três fatores levaram a Hydrostec a se instalar no Ceará: mercado regional crescente por tubos de aço, localização próxima a um porto e concessão de incentivos fiscais por parte do Governo do Estado.
A área no Pecém tem 11,5 hectares e, conforme Bovo, a unidade pode ser duplicada conforme a demanda.
A primeira encomenda da Hydrostec no Pecém será de 58 quilômetros de tubos, com 1,6 metro de diâmetro, para o quinto trecho do Eixão das Águas, entre a Região Metropolitana de Fortaleza e o Pecém. A indústria está negociando ainda o fornecimento de 11 quilômetros de tubo, com cerca de 1,5 metro de diâmetro, a uma empresa que venceu licitação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Bovo explica que é crescente a demanda por tubos de aço no Nordeste. E ele lembra que as três fábricas automatizadas estão no Sudeste. Os custos com transporte, de três a quatro mil quilômetros elevariam os preços para o Ceará.
“Se o Estado não tem atraído essa empresa, a tubulação viria de São Paulo. Cada tubo vem em carreta. Seriam 4,2 mil carretas”, diz Zuza, lembrando que a previsão de faturamento é de R$ 40 milhões anuais.
A Hydrostec pode produzir 180 toneladas/mês, conforme ainda Bovo. A capacidade é de 300 a 600 metros/dia, dependendo do diâmetro, de 40 centímetros a três metros.

Fonte: O Povo (CE)/Diego Lage

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira