O complexo industrial da Vale é formado por duas unidades de pelotização, cada uma com capacidade nominal de 4,5 milhões de toneladas métricas anuais de pelotas de redução direta, e um centro de distribuição, com capacidade de movimentação anual de 40 milhões de toneladas métricas por ano. Segundo a Vale, foram investidos US$ 40 milhões em tecnologias que reduzem o impacto ambiental do empreendimento, como precipitadores eletroestáticos e wind fence (barreiras de vento), para controlar a emissão de particulados. A área conta ainda com um sistema de monitoramento contínuo de emissões e tem 100% de reciclagem de água.
PUBLICIDADE
Para maximizar a capacidade do centro de distribuição, a Vale fechou uma parceria com a Sohar Industrial Port Company, que construirá um terminal de águas profundas de 1,4 quilômetro. A Vale destaca que o terminal é um dos primeiros portos do mundo a receber os navios do tipo Very Large Ore Carriers (VLOCs), com capacidade de 400 mil toneladas, responsáveis pelo transporte do minério de ferro do Brasil para a costa do Sultanato de Omã.
A Vale assinou também um acordo com a Oman Shipping Company para a construção de quatro navios afretados, com operação dedicada à empresa. Os dois primeiros serão entregues, segundo a companhia, no primeiro semestre deste ano.