Receba notícias em seu email

MSC

Vitrine para bons negócios

Marintec South America – Navalshore reúne, em sua 11ª edição, 12 pavilhões e 17 países -- A Marintec South America – Navalshore contará este ano com a participação de 380 marcas de fabricantes de 17 países. Com 11 mil metros quadrados de exposição, 12 pavilhões nacionais confirmaram a participação. A 11ª versão desta que é a mais importante feira e conferência da indústria naval e offshore da América Latina será realizada no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, de 12 a 14 de agosto.


PUBLICIDADE



A feira tem perfil de visitação estritamente profissional e grande presença de fabricantes de navipeças, o que proporciona grande visibilidade aos participantes. A expectativa entre os expositores é ampliar parcerias, contatar clientes e realizar novos negócios.

A Akzo Nobel apresenta nesta edição da Marintec Navalshore a nova linha de produtos para proteção anti-incrustatante, desenvolvida especialmente para atender às necessidades de embarcações que operam com baixa velocidade e com longos períodos em condições estáticas, em ambientes com alta infestação de incrustações animais e plantas, como a costa brasileira e a Baía da Guanabara. Esse é o perfil da maioria das embarcações de apoio às plataformas de petróleo e, até mesmo, algumas embarcações de grande porte que operam nas costas brasileiras.

O fabricante mostrará também dois novos serviços: o Intertrac, software que inova o processo de manutenção das embarcações ao prever o nível de incrustação e definir o revestimento ideal de proteção; e o Programa de Créditos de Carbono que, em parceria com a certificação The Gold Standard, possibilita ao cliente que tem o casco de sua embarcação revestido com produtos anti-incrustantes livres de biocida obter créditos de carbono.

O gerente de Vendas Marine Coatings da empresa, Juarez Machado, diz que a participação tem como objetivo expor a International Paint como líder no mercado brasileiro de tintas marítimas e apresentar novos produtos. “Normalmente, recebemos muitos clientes em nosso estande, o que possibilita novas oportunidades de negócio, mas dificilmente são fechados durante o evento”, destaca.

A ZF participa da Marintec Navalshore apresentando seu portfólio de sistemas de propulsão marítima capaz de atender às exigências das operações do setor, por meio de vídeos especialmente criados para o evento, que destacarão modelos de sistemas azimutais e reversores marítimos. Os sistemas azimutais e tunnels thrusters principais e auxiliares de propulsão aumentam consideravelmente a excelência em ações de navegação e manobra das embarcações. Há opções de tunnels thrusters com vedações de borracha, que ajudam tanto a reduzir ruídos como a facilitar a retirada dos propulsores para manutenção. Tanto o Z-Drive quanto o L-Drive oferecem a possibilidade de se fazer manutenção sem a necessidade de levar a embarcação para um píer seco.

A ZF fornece uma série de reversores marítimos em seu portfólio, que atende todos os tipos de embarcações — barcos motorizados de lazer, trabalho, militares e embarcações de alta velocidade, em uma faixa de potência que vai de 15 a 16.000 hp. No Brasil, são produzidos seis modelos de reversores (de 100 a 680 hp e aplicados em operações contínuas), que podem ser financiados pelo Cartão BNDES, pois o índice de nacionalização desses produtos está em torno de 91%.

A Wilhelmsen, tradicional expositora da Marintec Navalshore, destaca a participação em mais esta edição para continuar promovendo no mercado brasileiro as suas já consagradas linhas de produtos Unitor e Nalfleet, serviços especializados em segurança marítima, além de soluções inovadoras em logística e agenciamento. O congraçamento com a comunidade marítima também é um dos objetivos fundamentais da Wilhelmsen. A participação se dará com as associadas Wilhelmsen Technical Solutions e Wilhelmsen Ship Management, recentemente instaladas no Brasil.

A empresa faz parte do tradicional grupo norueguês Wilhelmsen, com mais de 150 anos de história no mercado mundial. Tem uma rede global de escritórios próprios e representantes, cobrindo 125 países e cerca de 2400 portos. Conta com uma planta de produção de produtos químicos na Noruega e inúmeros parceiros industriais em vários países.

O fabricante divulgará o sucesso da recente implantação do sistema de trocas anuais de balsas infláveis, a nova linha de químicos para tratamento de combustíveis, a oferta de kit para monitoramento de água potável a bordo de navios e unidades offshore, em conformidade com a regulação sanitária nacional e internacional, além de outros produtos e serviços, como a nova estação de segurança inaugurada em Santos (SP) este ano.

A Vision Marine participa da Marintec Navalshore com a expectativa de aumentar a visibilidade da empresa e de suas atuais parceiras no mercado brasileiro, bem como apresentar novas parceiras e novos produtos. Os executivos da empresa destacam que o fechamento efetivo de negócios dificilmente acontece imediatamente, mas a visitação dos clientes ajuda a amadurecer o relacionamento entre as empresas com vistas ao fechamento do negócio.

A Vision Marine é tradicionalmente uma empresa de representação comercial e de prestação de serviços técnicos de instalação e reparos dos equipamentos que comercializa. Também atua no mercado de treinamento de tripulação na operação de Sistemas de Posicionamento Dinâmico (DP) e em ECDIS (Leitores de Carta Náutica Digital). Tem investido todos os anos na expansão da empresa, inclusive com a abertura de uma filial em Santos (SP).

A empresa levará para a Marintec Navalshore sistemas de navegação (radares, ECDIS, gyrocompass, etc.), sensor de posicionamento a laser, sistemas de comunicação interna e externa, hidrojatos, radares de detecção de óleo, compressores de ar de partida e de trabalho, sistemas de alarme de incêndio e de gás, sistema de tratamento de água doce, sistemas de posicionamento dinâmico (DP), holofotes de busca, sensor de posicionamento a laser, simuladores, CCTV e VSAT.

Além dos produtos, a Vision Marine mostrará seus cursos de DP (posicionamento dinâmico) e ECDIS (leitores de carta náutica digital) oferecidos no Centro de Treinamento da empresa, localizado no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Outros serviços disponíveis e que serão exibidos na feira são a instalação, comissionamento, reparos e manutenção de equipamentos hidráulicos e eletro-eletrônicos fabricados pelas empresas que representa.

A Thomson Reuters participará da Marintec Navalshore apresentando sua suíte de soluções Softway para gestão de comércio exterior no segmento de Oil&Gas, com foco em sua aplicação para atender aos principais desafios do mercado. “Estamos muito satisfeitos de participar desse evento. Entendemos que se trata de uma excelente oportunidade de negócios além de nos permitir agregar valor para elevar as discussões que permeiam o mercado de Oil&Gas no Brasil”, diz Menotti Franceschini, Business Director das Soluções de Comércio Exterior da Thomson Reuters no Brasil.

A Thomson Reuters é o provedor líder mundial de informações inteligentes para empresas e profissionais. Combina experiência industrial com tecnologia inovadora para disponibilizar informação essencial aos principais tomadores de decisão nos mercados financeiro, de risco e compliance; jurídico; tributário, contábil e de gestão de comércio exterior; de propriedade intelectual e ciência; e de mídia, impulsionada pela Reuters News. Com sede em Nova York e principais operações em Londres e Eagan, Minnesota, a Thomson Reuters tem ações listadas nas bolsas de valores de valores de Toronto (TSX: TRI) e Nova York (NYSE: TRI).

Durante a Marintec Navalshore, a Thomson Reuters estará presente com suas soluções Softway para gestão do Comércio Exterior, com destaque para os produtos desenvolvidos para atender aos regimes relacionados ao mercado de óleo e gás.

A SeaMate tem boa expectativa com a Marintec Navalshore, onde lançará seu primeiro produto para apoio à operação de embarcações, e pretende alinhavar vários negócios já na feira. Formada em 2013 por profissionais com larga experiência na área de construção naval, a SeaMate nasce com o objetivo de oferecer serviços de consultoria técnica aos armadores brasileiros e estrangeiros que estejam já operando ou que irão iniciar as suas operações no Brasil.

Como diferencial a empresa destaca a capacidade de reunir experiência em construção naval com profundo conhecimento de novas tecnologias, trazendo uma nova perspectiva para a consultoria técnica. “Nossas atividades contemplam desde discussões ao longo do desenvolvimento do projeto básico e avançado, passando pelo suporte nas decisões sobre os equipamentos com melhor custo benefício, até o apoio durante o período de garantia da embarcação e ao longo do pós-venda, objetivando reduzir os down times e otimizando os serviços durante as docagens emergenciais e programadas. O nosso maior investimento no momento é o lançamento da solução SeaMensor, que começa agora a ser oferecida ao mercado”, diz a empresa por email.

A solução SeaMensor, que terá seu lançamento oficial na feira, traz a realidade de bordo para dentro dos escritórios de operação em terra. Com o uso de tecnologia de última geração, incluindo realidade aumentada e armazenamento na nuvem, sempre norteado pela simplicidade em seu manuseio, a solução mostra através de relatórios e evidências fotográficas a sua força como ferramenta de apoio na tomada de decisões sobre a operação e manutenção das embarcações no médio e longo prazo. O SeaMensor permite que o conhecimento seja melhor compartilhado entre os profissionais experientes, que já não estão mais a bordo dos navios, com aqueles que estão trabalhando embarcados.

A Reivax, fabricante de equipamentos e solução para geração de energia, espera que a Marintec Navalshore traga maior visibilidade e potenciais parceiros para a empresa no segmento de óleo e gás. Participar da feira é parte estratégica no posicionamento crescente da Reivax no segmento. A empresa mostrará suas soluções de alto conteúdo nacional.

Com 27 anos, a Reivax é uma empresa 100% brasileira. Localizada no parque tecnológico em Florianópolis (SC), possui duas subsidiárias, uma no Canadá, a Reivax North America Inc., e uma na Suíça, a Reivax of Switzerland AG. Possui uma sólida participação em toda a América Latina em soluções para diferentes tipos de geração de energia incluindo plataformas e refinarias da Petrobras.

Na feira, serão apresentados os produtos para o segmento como o AVR nacional (Regulador de Tensão) - RTX ENERGY e também a Linha de Inversores de Frequência de Baixa tensão – INVX100A e Média Tensão - INVX5000.

As máquinas da divisão Cutting Systems do grupo alemão Messer Cutting serão algumas das novidades em exposição na Marintec Navalshore. Recentemente, a empresa fechou contrato com o Estaleiro Jurong Aracruz (ES), um dos quatro novos estaleiros que entrarão em funcionamento nos próximos anos para reforçar a indústria naval brasileira.

Gerar novos negócios é o objetivo da empresa durante o evento. A divisão Cutting Systems possui mais de 20 mil equipamentos em operação no mercado mundial. Em 2007, começou a operar no Brasil a quarta linha de produção de equipamentos de corte térmico do Grupo Messer e a primeira da América Latina.

A Messer Cutting Systems do Brasil, instalada em Jundiaí (SP), investiu na fabricação de máquinas de corte de tiras metálicas com alto índice de automatização. Os equipamentos têm posicionamento automático de até 18 maçaricos, corte transversal, cabeçotes chanfradores e marcadores de peças.

A Marine Express tem grande expectativa em relação à Marintec Navalshore. Em seu estande, exibirá equipamentos de alta tecnologia, bem como efetuará contatos visando negócios. A empresa já possui presença consagrada no mercado de barcos de lazer e recreio e agora deseja ingressar no mercado das embarcações de serviço.

A Marine Express atua desde 1992 no mercado de barcos de lazer e recreio, sendo uma das maiores importadoras e prestadora de serviços do segmento. Dispõe de uma vasta lista de produtos de alta qualidade e tecnologia de mais de 18 fabricantes internacionais. A empresa conta com uma ampla rede de serviços com 14 pontos de assistência espalhados pelo Brasil, além de equipe técnica altamente qualificada para a solução de eventuais problemas da maneira mais rápida possível.

Serão expostos no evento sistemas de condicionamento de ar da marca Dometic com capacidade de até 900.000 Btus; blowers da marca Dometic; estabilizador giroscópico de movimento da marca Seakeeper; geradores marítimos de energia a diesel da marca Cummins Onan; sistemas de navegação eletrônica da marca Raymarine e outros.

A Levefort Icoma, fabricante de de workboats de alumínio para diversos segmentos, espera fechar novos negócios durante a Marintec Navalshore. “Estamos com uma ótima expectativa em relação a este evento, nossas embarcações de alumínio naval são muito versáteis e apresentam diversas vantagens operacionais, assim, esperamos fechar negócios em alguns destes segmentos: embarcações de apoio às operações de petróleo, transporte de cargas, passageiros, coleta de detritos flutuantes, dentre outras”, diz a empresa por email.

Além das vendas para o Brasil, o fabricante já realizou exportações para alguns países da América do Sul e África. Para operações de apoio offshore, tem fabricado embarcações destinadas a realização de contenção de óleo, recolhimento de óleo derramado, transporte misto (pessoas e cargas), assim como ambulanchas e transporte de passageiros. A planta fica em Paulínia (SP), região com malha rodoviária estratégica para distribuição dos produtos em todo o Brasil. A empresa está realizando análise de viabilidade, para construção de mais uma planta no próprio município de Paulínia.

A Juntaflex Comércio e Indústria destaca sua sétima participação na Marintec Navalshore. “Fechamos ótimos negócios na principal feira do setor naval e apresentamos novidades importantes em vedação naval, temos sempre a expectativa de somar, fechar negócios, como em outras edições. Esperamos receber os visitantes como mais um cliente em potencial”, diz Valter de Assis Costa, diretor industrial da empresa.

O fabricante apresentará juntas com características diferenciadas de vedação, podendo ser utilizadas nas aplicações mais críticas. “Apresentaremos as soluções inteligentes para vedações navais”, afirma o executivo.

— A inovação é algo que todos da empresa entendem que irá fazer a diferença, quanto mais os negócios se tornam complexos, as previsões se tornam assertivas e o mercado mais competitivo com o aumento da concorrência e a mudança do perfil do cliente. Portanto procuramos uma solução que possa excluir o risco da imprevisibilidade para continuar crescendo. Temos como parceiro a Richard Klinger, de origem germânica, que é uma das maiores especialista mundiais na tecnologia de vedações para aplicações industriais e automotivas — complementa Costa. A Juntaflex adquiriu um depósito localizado no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, a fim de atender ao potencial aumento de produção.

O objetivo da IFS na Marintec Navalshore é fomentar metodologia de gestão corporativa para segmentos de construção naval e navegação, que centra toda a operação nos resultados de seus ativos, projetos e serviços de campo, caminho crítico para a excelência operacional (alta produtividade, com competitividade e qualidade). “A Marintech Navalshore é o fórum ideal para apresentar aos principais players destes segmentos o IFS Applications: solução de gestão empresarial completa, líder mundial, 100% centrada em operações com foco em ativos, projetos e serviços. Nossa missão é prover agilidade, com segurança e confiabilidade”, diz Gil Stefani, assessora de imprensa da IFS.

A IFS é líder no desenvolvimento e fornecimento de software de gestão empresarial (ERP), gerenciamento de ativos empresariais e complexos (EAM) e gestão de serviços (ESM). Fundada em 1983, a IFS é uma empresa pública com mais de 2,6 mil funcionários e mais de 2,2 mil clientes em 60 países. Com atuação direta no Brasil desde 2011, onde já atuava há 12 anos através de parcerias, a IFS tem sede na Suécia, com mais de 20 anos de experiência no mercado de Oil&Gas e toda a sua cadeia de valor, especialmente na indústria naval.

A empresa traz ao evento o IFS Applications – solução de gestão empresarial com foco em prover agilidade, com segurança e confiabilidade a operações centradas em projetos, ativos e serviços de campo. O sistema tem aplicação em planejamento estratégico de recursos, gestão de projetos e ciclo de vida de produtos, gestão de ativos e serviços de campo, manutenção em ambientes complexos (MRO), integração e padronização de toda a operação.

A alemã Goldhofer apresenta-se pela primeira vez na Marintec Navalshore. A empresa tem boas expectativas para estabelecer novos contatos, atender seus clientes e receber novos pedidos. Conhecer melhor o mercado brasileiro é outro objetivo da Goldhofer. Goldhofer produz reboques modulares e equipamentos pesados para movimentação de cargas em estaleiros. Segundo a empresa, devido ao design modular a flexibilidade é muito alta e dá um bom retorno para o cliente. “Estamos trabalhando diretamente da Alemanha para o cliente final para dar o melhor suporte em engenharia e detalhes técnicos em curto tempo de reação”, diz a fabricante por email.

Os veículos de transporte de cargas se estendem por faixa de 25 a mais de 10 mil toneladas. Os módulos individuais podem ser combinados para formar configurações longitudinais ou transversais. Estes veículos pesados também podem ser equipados com transmissão hidrostática.

A Eletronaval, em sua participação na Marintec Navalshore, apresentará novidades. O objetivo é informar seu público sobre as novas tendências do mercado naval. Junior Sobral, diretor administrativo, destaca que a Eletronaval é uma empresa moderna e dinâmica, sempre atenta às mudanças do mercado. “Buscamos inovar e melhorar cada vez mais nossos produtos, contribuindo para o desenvolvimento tenológico da indústria naval. Somos uma empresa 100% brasileira e temos dois locais de trabalho, ambos na Penha, bairro no Rio de Janeiro”, diz.

A empresa mostrará em seu estande aparelhos elétricos, luminárias incandescentes, luminárias fluorescentes, luzes de navegação homologadas pela DPC, projetores e holofotes, prensa-cabos, montador de painéis de baixa tensão, caixa de junção e luminária fluorescente para segurança aumentada.

A Dinain do Brasil participa pela terceira vez da Marintec Navalshore, com o propósito de fechar parcerias com estaleiros e armadores brasileiros. Segundo o diretor Juan José María Lago, a presença da Dinain do Brasil não é somente institucional. “Pretendemos que seja uma atividade comercial dentro do planejamento da empresa”, diz.

A Dinain do Brasil é uma empresa que presta serviços de engenharia naval. Desenvolve projetos de engenharia básica, de detalhamento e planos de manutenção de navios. Oferece apoio aos Estaleiros em estratégia construtiva e nas melhoras dos processos produtivos. A empresa tem dois sócios internacionais: as empresas de engenharia naval espanholas Abance e Dinain.

No ano de 2014, foi registrado no INPI um Acordo de Transferência de Tecnologia entre as empresas espanholas e a Dinain do Brasil, que deverá ser executado no segundo semestre. Mediante este acordo se começará a formar uma equipe de trabalho local para atender à demanda brasileira.

Em sua participação no evento, a empresa apresentará novos projetos de navios. A metodologia e benefícios da implantação da engenharia de detalhamento com acabamento avançado serão destaques no estande da Dinain do Brasil, que apresentará ainda aplicação de processos de engenharia para redução de custos na construção de navios.

A Boning Tecnologia em Automação, filial brasileira da alemã Böning Automation Technology GmbH., traz para a Marintec Navalshore sistemas de alarmes e automação para embarcações, painéis, luzes de navegação, sensores, e outros produtos relacionados ao monitoramento de máquinas a bordo. A empresa representa no país marcas europeias como a Lopolight (Dinamarca) e a Idromar (Itália).

Durante a Marintec Navalshore, a Boning pretende reunir clientes e fornecedores, com o objetivo de fomentar novos negócios.

A Marintec South America – Navalshore é organizada pela UBM Brazil. Portos e Navios é a mídia oficial do evento.






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira