A Votorantim deve receber mais dois navios carregados de cimento do Vietnã até setembro, conforme O Povo apurou. Serão 10 navios até janeiro de 2011, no intuito de atender a crescente demanda pelo produto no Ceará. O diretor comercial da companhia afirmou que terá uma nova fábrica no Estado
Fonte: O Povo (CE)/Andreh Jonathas
A Votorantim Cimentos está importando cimento do Vietnã para as duas fábrica que possui no Ceará. Dois carregamentos de granel sólido devem chegar até setembro pelo Porto do Mucuripe, conforme O POVO apurou.
“A importação de cimento leva em conta a agilidade do transporte marítimo e o custo, se comparado a outros tipos de frete, além de parâmetros técnicos definidos pela companhia, como qualidade e resistência das embalagens para o transporte”, explicou a Votorantim, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa.
A chegada das duas embarcações completa quatro das 10 previstas para Fortaleza até janeiro de 2011, com o total de 300 mil toneladas (t) de cimento. O procedimento de importação é paliativo e emergencial, em função do crescente mercado consumidor no Estado.
Em entrevista ao jornal DCI do dia 12 de julho, o diretor Comercial da Votorantim, Marcelo Chamma, explicara a compra: “A demanda cresceu consideravelmente neste ano. Já fizemos isso outras vezes e em outros locais do Brasil. Essa é a forma mais correta de conseguirmos aumentar a oferta e, posteriormente, baixar o preço”.
O navio Ikan Jerung, com 172 metros de cumprimento, foi o primeiro a chegar, este mês. Foram descarregadas 25 mil t de cimento, durante 150 horas. Em seguida, o Sanko Júpiter, de 177 metros de cumprimento, trouxe 15 mil t e ficou com 100 horas no porto para descarga. Em ambos os casos, o operador portuário foi a Transnordestina Logística, conforme informou a assessoria de imprensa da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa responsável pelo porto.
Nova fábrica
''Dentro da nossa programação, há uma terceira fábrica no Ceará”, dissera Chamma. Com o novo empreendimento, a produção no Estado poderá atingir a média de 750 mil t de cimento por mês. Hoje, a Votorantim, que detém 41% das vendas nacionais no setor cimenteiro, tem fábrica em São Gonçalo do Amarante e em Sobral.
EMAIS
INSUMOS PELO PORTO DO PECÉM
O Porto do Pecém concluiu a primeira operação com insumos para produção de cimento:
DA CHINA
Foi concluído sábado, 17, o processamento de 70.810 toneladas (t) de insumos para fabricação de cimento. Foram 20.480 t de clínquer e 50.330 t de escória. O navio Cape, procedente da China trouxe o granel sólido para a Companhia Industrial de Cimento Apodi, instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
RECORDE
A operação de descarga dos insumos, somada ao transporte de minério de ferro, totaliza 140 mil toneladas de granéis sólidos movimentados em 2010 pelo Porto do Pecém. A perspectiva é de alcançar, até o final deste ano, a 560 mil t.
PUBLICIDADE