Relatório PN

Estreia

A Metalock Brasil acaba de estrear como expositora de feiras internacionais. Em setembro ela foi a única empresa brasileira entre mais de 2,1 mil expositoras da SMM, a maior feira de indústria naval do mundo. Realizada a cada dois anos em Hamburgo, Alemanha, a SMM 2014 recebeu cerca de 50 mil visitantes. Os expositores representaram 67 países.
A Metalock já havia participado da exibição alemã, sempre em parceria com suas representadas. Ao optar por expor em estande próprio, a Metalock teve como objetivo não só estreitar laços com as empresas que representa no Brasil mas também iniciar contatos visando conquistar novos contratos de representação.

Iacs

O RBNA, classificadora naval e offshore brasileira, lança em seu site as Regras de Classificação de Navios, de acordo com as prescrições da International Association of Classification Societies (Iacs). Sediada em Londres, a Iacs é uma organização formada pelas 13 principais sociedades classificadoras de navios do mundo.
Em novembro, o presidente do RBNA e do Instituto Panamericano de Engenharia Naval-Brasil, engenheiro naval Luiz Alberto de Mattos, vai a Londres participar do próximo fórum da Iacs com as sociedades membros e auditoras credenciadas para avaliarem seus requisitos e desempenhos. Após cumprir todas as etapas exigidas pela associação, a sociedade classificadora brasileira será objeto de auditoria, sendo a primeira da América Latina a almejar este status. “Entrar nesse patamar é difícil, precisamos atender um conjunto de exigências enorme. No entanto, já estamos com o processo bem encaminhado e esperamos conquistar a certificação do Iacs até o final de 2015”, afirma Luiz Mattos.

Hidrovia

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), está realizando o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da hidrovia do rio Paraguai por solicitação da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A bacia do rio Paraguai vai de Cáceres, em Mato Grosso, até Nova Palmira, no Uruguai. De acordo com dados da Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR), mais de seis milhões de toneladas de cargas são transportadas pela hidrovia todos os anos. Eduardo Ratton, coordenador-geral do EVTEA, explica que o resultado do estudo fornecerá um quadro da área para proporcionar uma hidrovia econômica e ambientalmente viável, segura e com um uso pleno como corredor hidroviário, capacitando-a para transportar cargas consideradas nas projeções das demandas, até o cenário de 2035.

Mais

• César Prata, diretor da Asvac Bombas e ex-presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Navais e Offshore (CSAN) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamento (Abimaq) de 2007 a 2014, é o novo presidente do Conselho de Óleo e Gás da Abimaq.

• Mauricio Trompowsky Costa Ramos é o novo diretor de operações da Log-In Logística Intermodal. Ramos é formado em Engenharia de Produção pela UFRJ e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV/Curitiba. Atuou em posições de projetos logísticos e de planejamento e controle em empresas como a ALL. Na Log-In desde 2010, atuou como gerente geral de operações de navegação e manutenção e como gerente de projetos de expansão e desenvolvimento.

• A Mac Logistic, empresa especializada em logística integrada e carga projeto, contratou Paulo Teixeira Gomes para cargo de diretor de negócios e desenvolvimento. O executivo será responsável por impulsionar os projetos e parcerias da Mac Logistic no Brasil e no exterior. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de transportes, Gomes tomou parte da criação da Mercosul Line, do Grupo Maersk.

• O executivo Dahir Chede, ex-Grupo Bravante e Geodata Serviços Offshore, é o novo diretor da Astro Internacional — braço da Astromarítima Navegação para afretamento e operação de embarcações estrangeiras no mercado offshore brasileiro. Chede que ocupava antes a gerência comercial da Astromarítima assume no lugar do veterano do segmento Dalton Schmitt.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira