O vice-almirante Paulo Cezar de Quadros Küster é o novo comandante do 5º Distrito Naval (5º DN), cujo comando tem sede em Rio Grande. Ele foi empossado na manhã desta última terça, 10, em cerimônia presidida pelo comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld. Durante a solenidade, realizada no pátio da sede do Comando do 5º DN, o vice-almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos transmitiu o cargo a Küster. Depois de 23 meses como comandante do 5º Distrito Naval, Fernandes dos Santos vai para o Ministério da Defesa, em Brasília, onde exercerá o cargo de diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Produtos de Defesa.
O novo comandante, Paulo Cezar de Quadros Küster, é natural do Paraná, casado e tem dois filhos. Seu último cargo foi vice-chefe do Estado-Maior da Armada. Também já foi subchefe de Orçamento e Plano Diretor do Estado-Maior da Armada, capitão dos Portos de Santa Catarina, comandante da corveta Caboclo, comandante da Flotilha do Amazonas e Adido de Defesa e Naval na Inglaterra, Suécia e Noruega. Segundo ele, o novo cargo é um desafio e uma realização não só profissional, mas também pessoal. Observou que nasceu no Paraná, teve o privilégio de ser capitão dos Portos em Santa Catarina e agora está feliz em comandar a região Sul do País. Contou ter conhecido Rio Grande em 1974 e que é gratificante ver a cidade progredindo.
O Comando do 5º DN tem 25 Organizações Militares subordinadas e como propósito, contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha na Região Sul do Brasil. Entre elas estão a segurança da navegação, o patrulhamento da costa brasileira nos três estados do sul do País (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e o Serviço de Busca e Salvamento (Salvamar-Sul), responsável pela salvaguarda da vida humana no mar.
O vice-almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, que tem 39 anos de serviços prestados à Marinha, destacou que ontem, com a entrega do cargo, encerrou-se aquele que foi o mais árduo e gratificante desafio de sua vida profissional. "O desafio de, durante quase dois anos, liderar cerca de 3.400 homens e mulheres e carregar comigo a grande responsabilidade de bem representar a Marinha do Brasil na região Sul, política, econômica e estrategicamente, uma das mais importantes do País", salientou.
A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, lideranças, Amigos da Marinha e convidados. E foi finalizada com o desfile da tropa em continência ao novo comandante do 5º DN. Durante o desfile, três aeronaves do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral sobrevoaram o local da cerimônia.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Por Carmem Ziebell
PUBLICIDADE