O Comando do 6° Distrito Naval participou da Operação Amazônia Azul 2015 com cerca de 550 homens envolvidos nas Operações dos navios, embarcações, helicópteros e tropas de fuzileiros navais. Dentre os meios empregados, destacam-se: o Monitor "Parnaíba"; o Navio Transporte Fluvial "Paraguassu"; os Navios-Patrulha "Penedo", "Piratini", "Poti" e "Pirajá"; o Aviso de Transporte Fluvial "Piraim"; a Embarcação de Apoio Fluvial GREPD-01, Lanchas de Apoio ao Ensino Profissional, Lanchas Patrulha, botes e de dois Helicópteros UH-12 "Esquilo".
Neste período, o Com6DN ainda utilizou, o Navio de Transporte Fluvial Almirante Leverger e o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, em Ações Cívico-Sociais direcionadas às populações carentes na calha Rio Cuiabá até a cidade de Porto Cercado e Rio Paraguai disponibilizando atendimento médico e odontológico.
Na Operação o Com6°DN efetuou 527 inspeções, 108 notificações e uma embarcação apresada pelo Monitor Parnaíba, pois encontrava-se sem documentação. Foi apreendido também, pelo IBAMA, materiais de pesca e 15 quilos do pescado em uma embarcação sem licença para pesca.
O Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano realizou AciSo nas localidades de Porto Albuquerque, Porto Morrinho, Porto da Manga e Porto Esperança, onde foram realizados 129 atendimentos médicos, 37 atendimentos odontológicos e 2226 medicamentos distribuídos, além de assistência jurídica.
Os navios por ocasião dos deslocamentos na área de Patrulha Naval e Inspeção Naval realizaram diariamente exercícios e adestramentos de combate a incêndio, postos de combate, postos de abandono, alagamento, GVI/GP, navegação em baixa visibilidade, fora de leme e crache com Aeronave.
Fonte: Assessoria de Imprensa 6º DN/Correio de Corumbá
PUBLICIDADE