Navalshore 2024

Agência-barco - Caixa começa atendimento em embarcação

A primeira agência-barco brasileira da Caixa Econômica Federal começou a funcionar em Manaus (AM) no dia que a instituição comemorou 150 anos de existência, em 12 de janeiro. Este projeto piloto, que deve ser concluído em até 180 dias, prevê viagens iniciais com percursos menores que serão aumentados gradativamente, até que se percorra e atenda todo o trecho Manaus–Coari, cuja extensão é de 350 quilômetros, para atendimento à população dos municípios de Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Iranduba, Manacapuru e Manaquiri, com aproximadamente 316 mil habitantes.

Com a agência, será possível fornecer atendimento às populações ribeirinhas, que vivem nos municípios da bacia Amazônica, para ampliar as opções de prestação de serviços e promover o desenvolvimento socioeconômico, além da inclusão bancária. O projeto piloto da agência-barco da Caixa atenderá no rio Solimões, no trecho Manaus-Coari, compreendendo, no trajeto, os municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori e Codajás.

A embarcação, autosuficiente para navegar por 23 dias seguidos, tem também recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Conta com separação de lixo para reciclagem e dejetos secos. Tem ainda sua própria estação de tratamento de efluentes de esgoto, que permite lançar, no rio, água 100% tratada, e casco pintado com tinta não poluente. A agência conta com iluminação eficiente à base de LED (a mesma tecnologia usada nas lanternas dos carros, que consome menos energia).

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A Caixa elaborou edital para licitação na modalidade de Pregão Eletrônico para a contratação de empresa para prestação de serviços de afretamento de uma embarcação com casco de aço simples ou bicasco (catamarã), com toda a infraestrutura e serviços necessários ao funcionamento de um ponto de atendimento da Caixa (sem transação de numerário). Foi contratada a empresa Wathernav – Administração e Navegação Ltda., com sede em Novo Airão (AM). A instalação da Agência implicará custos mensais de R$ 164 mil.

Em estudos para expansão do projeto, a Caixa já diagnosticou 15 calhas de rios, distribuídas entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, que futuramente também poderão ser atendidas pelo barco itinerante do banco.

O modelo de agência-barco itinerante, idealizado pela Caixa, terá o nome do seringueiro e ativista ambiental brasileiro Chico Mendes, que ficou mundialmente conhecido por lutar pela preservação da Amazônia. A Agência Chico Mendes, com capacidade para 65 pessoas, conta com toda a infraestrutura naval necessária à prestação dos serviços, incluindo energia, iluminação, comunicações, ar condicionado, limpeza, copa, cozinha, tripulação e manutenção do barco. A agência também tem serviços e soluções de segurança, vigilância armada, sistema de monitoramento de imagens, controle de acesso e sistema de localização e rastreamento.

O banco oferece, pelo barco, serviços de abertura de contas, atendimentos sociais (PIS, FGTS, seguro desemprego, CPF, benefícios sociais), habitação de interesse social, além de microcrédito produtivo orientado e produtos como Construcard Caixa e crédito por consignação. A agência também pode viabilizar o suporte a ações de promoção à saúde, educacionais e de proteção ambiental, em especial das bacias hidrográficas.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira