Plano inclui visitas técnicas, auxílio em análise de projetos de concessões hidroviárias e transferência de expertise ao longo do ano
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) se reuniu na sexta-feira (5) com representantes do Corpo de Engenheiros do Exército Americano (Usace) para detalhar o plano de trabalho elaborado pelas duas equipes.
PUBLICIDADE
Essa iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre a agência brasileira e o corpo de engenheiros estadunidenses, assinado no final do ano passado.
Plano de trabalho
No plano de trabalho, estão previstas para este ano diversas iniciativas. Entre elas, a realização de visitas técnicas e treinamentos em temas ligados aos serviços prestados nas hidrovias.
Além disso, o corpo de engenheiros dos Estados Unidos irá auxiliar na análise dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) das hidrovias do Tocantins e do Paraguai. Duas hidrovias consideradas prioritárias pelo Plano Geral de Outorgas (PGO) Hidroviário, que foi elaborado pela Antaq e aprovado no ano passado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
O diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, disse estar muito “confiante que com esse plano de trabalho nós vamos dar passos seguros e efetivos visando à implantação das nossas hidrovias”.
Selo ambiental
O estudo da hidrovia do Madeira recebeu um selo ambiental da Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (Pianc). As soluções apresentadas no projeto para o manejo ambiental foram consideradas pioneiras pela associação.