Receba notícias em seu email

MSC

Antaq suspende cobrança da 'taxa de seca' para transporte de contêineres em Manaus

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) anunciou, nesta quarta-feira (29), a suspensão da cobrança da Low Water Surcharge, conhecida como taxa de seca, em operações de transporte marítimo de contêineres com origem ou destino em Manaus, no Amazonas. A decisão foi tomada porque a diretoria da entidade considerou que a tarifa não é mais necessária, levando em conta que a região amazônica não apresenta risco de enfrentar estiagem severa, como a registrada no ano passado.

Além disso, a agência determinou também que a aplicação da taxa ficará condicionada à ocorrência de níveis iguais ou inferiores a 17,7 metros no Rio Negro até o fim de 2026. De acordo com a Antaq, estudos técnicos encomendados por ela ao Serviço Geológico do Brasil projetam níveis mínimos historicamente comuns até o fim de 2025.


PUBLICIDADE



Com o fim da cobrança, a expectativa é de queda nos custos da operação das cargas e do preço final das mercadorias. Ao justificar a suspensão da taxa de seca, a diretoria da Antaq explicou que sua atuação é “orientada pela proteção dos interesses dos usuários, especialmente quanto à qualidade e à oferta do transporte, bem como ao impacto dos fretes nos preços dos produtos finais”.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira