Armador do navio Düden tem prazo até dia 18 para se manifestar

O navio Düden, de bandeira turca, continua atracado no cais do Porto Novo do Rio Grande desde 11 de dezembro de 2009. Só mudou de lugar, devido à dragagem de manutenção do canal na área do cais público. Antes estava entre os cabeços um e oito e agora está entre o 55 e o 63. A embarcação está apreendida pela Marinha do Brasil e o armador (proprietário) tem até o próximo dia 18 para manifestar-se e evitar o processo de perdimento do navio. Inicialmente, foi divulgado que este prazo terminaria em 3 de março - data em que foi lavrado o auto de infração, mas o tempo determinado é de 90 dias após a publicação oficial, ocorrida em 18 de dezembro. Segundo o imediato da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, com sede em Rio Grande, capitão-de-fragata Paulo Sérgio Chaves, caso ele não se manifeste, no dia 18 a Capitania publicará notificação de que ele não se pronunciou, comunicará ao Consulado da Turquia, em Brasília, e irá instaurar o processo de perdimento.
Na mesma data, serão dados 15 dias para o armador recorrer. Finalizado o novo prazo, será lavrada a certidão de perdimento e o navio irá a leilão. Para evitar a perda da embarcação, o proprietário precisa nomear um representante do Düden no Brasil para pagar as dívidas que tem com a Marinha, a Praticagem da Barra e a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), e providenciar a retirada do navio do porto rio-grandino.
A Marinha rebocou o Düden até o porto do Rio Grande, fez a retirada do óleo que estava em seus tanques e mantém três homens de guarda no local em que ele está atracado. Se o navio for a leilão e a venda for efetivada, os recursos irão para os cofres da União. O Düden teve um incêndio a bordo em alto-mar, em 22 de novembro de 2009, quando estava a 260 quilômetros do Litoral Norte, na altura de Tramandaí. No acidente, um tripulante morreu. Os outros 22 sobreviveram.(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS/Carmem Ziebell)



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira