A Camorim, em parceria com a GranEnergia, acaba de firmar um novo contrato com a Petrobras para a operação da embarcação Sayan Polaris. A partir de julho de 2024, a Sayan Polaris atuará como uma unidade de acomodação e de transferência de pessoal para as unidades da Petrobras, com um contrato avaliado em aproximadamente USD 60 milhões e com duração de dois anos.
A Sayan Polaris, construída pela Tersan Shipyard na Turquia e entregue em 2018, é uma embarcação do tipo Multi Purpose Support Vessel (MPSV) com design VS 4530, sistema de posicionamento dinâmico DP-2, comprimento total de 89,10 metros, boca de 22,0 metros, motorização Wartsila e capacidade para acomodar até 100 pessoas. O contrato inclui a operação da embarcação equipada com uma gangway (passarela) dotada de sistema de compensação ativa (AHC), permitindo a conexão segura com unidades flutuantes, em um escopo batizado de walk-to-work (W2W) pela Petrobras.
PUBLICIDADE
Inicialmente, a embarcação W2W atenderá a plataforma P-54, localizada no campo de Roncador, na Bacia de Campos. Além deste contrato, a Camorim está em fase de mobilização para mais dois novos contratos com a Petrobras ainda em 2024, envolvendo embarcações de grande porte do tipo OSRV e PSV 4500, reafirmando sua posição de destaque no mercado offshore.