Receba notícias em seu email

MSC

Canal do Panamá atingido pela seca pode reduzir ainda mais os trânsitos diários

O Canal do Panamá pode reduzir ainda mais o número máximo de trânsitos de navios autorizados por dia se a seca que atingiu a hidrovia este ano continuar, disse seu administrador nesta terça-feira (12).

O canal começou a restringir o calado dos navios para conservar a água, o que desencadeou um acúmulo de embarcações à espera para passar pela principal via transoceânica global, que movimenta cerca de 5% do comércio mundial.


PUBLICIDADE



As medidas forçaram muitos navios a aliviar as cargas antes de passarem e contribuíram para custos de frete mais caros antes da aproximação da época do Natal.

Atualmente , até 32 navios estão autorizados a transitar todos os dias, dos 36 navios em condições normais. O calado do navio também foi limitado no início deste ano a um máximo de 13,4 metros.

Numa medida para aliviar o congestionamento de navios em espera, o canal alterou recentemente o seu sistema de reservas para permitir a passagem de mais navios não reservados e para dar prioridade aos navios que aguardam há mais tempo.

Nesta terça-feira, um total de 116 navios aguardavam para passar no Panamá, em comparação com mais de 160 no início de agosto, segundo dados oficiais. O tempo máximo de espera foi reduzido para 14 dias, disse Vasquez, em relação aos 21 dias do mês anterior.

O chefe da Autoridade do Canal do Panamá, Ricaurte Vasquez, disse que a hidrovia optaria por reduzir os trânsitos diários, se necessário, antes de planejar qualquer corte adicional no calado autorizado dos navios, o que afeta mais os embarcadores.






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira