Canal na Nicarágua - Empresa chinesa inicia estudos de viabilidade

O diretor da empresa de Hong Kong HK Nicaragua Canal Development Investment Co, Wang Jing, anuncia para 2014 o início da construção do canal da Nicarágua. As obras vão durar seis anos. O canal terá profundidade de 27,6 metros, largura de 520 metros e atravessará o lago Nicarágua. O canal ligará o Atlântico ao Pacífico.
O projeto, orçado em U$ 40 bilhões, terá 286 quilômetros de extensão, três vezes mais que o do Panamá, e poderá receber navios de 400 tpb. “O comércio mundial tem se desenvolvido tanto que o mundo precisa de um novo canal, além do que já existe no Panamá por mais de um século”, disse Wang. O Congresso nicaraguense aprovou duas leis em 13 de junho que cedem para a empresa chinesa por um século a construção e gestão do canal, que incluiria uma via seca e uma molhada, dois portos de águas profundas e dois aeroportos internacionais. Entre as dificuldades que foram identificadas para o desenvolvimento do projeto está a falta de relações diplomáticas entre a China e Nicarágua.
O projeto tem gerado críticas de grupos ambientalistas, tanto na Nicarágua e no exterior, sobre o impacto que o canal pode ter sobre o lago, o maior lago de água doce da América Central.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira