A chegada amanhã, terça-feira (25) do navio Grand Mistral no porto de Salvador dará início à temporada de cruzeiros marítimos na capital baiana. Até 24 de maio de 2012, está prevista a passagem de 106 cruzeiros marítimos, consolidando Salvador como um dos destinos mais concorridos do Nordeste, com uma média de 234.414 visitantes, seguida por Ilhéus (118.233) e Maceió (105.777) – conforme levantamento da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
Com capacidade de 1.600 passageiros, o Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros saiu na quinta-feira (19) de Santa Cruz de Tenerife – a maior das ilhas do arquipélago das Canárias – e aportará na capital baiana por volta das 10 horas da próxima terça-feira. A embarcação fará escalas ainda em Búzios, Rio de Janeiro e Santos. Já nos dias 6 e 11 de novembro, chegam em Salvador os navios Aidacara e Columbus, ambos da Opção Turismo.
Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Claudio Tinoco, nos últimos três anos, Salvador teve um aumento de mais de 50% no número de turistas que chegaram à cidade pelo Porto de Salvador, conforme dados apurados pela Companhia Docas do Estado da Bahia e pelo Sindicato das Empresas de Turismo. “Enquanto na temporada 2008/2009, 203.062 passageiros desembarcaram na capital baiana pelo mar, na temporada 2009/2010 esse número saltou para 292.030 e, em 2010/2011, tivemos 305.649 turistas”, explica.
De acordo com o dirigente, esse crescimento é muito importante para o incremento do turismo em Salvador e para o comércio local. “Os turistas que chegam de navio, se não gastam com hospedagem, deixam na economia da cidade cada vez mais um maior volume de dinheiro. Eles gastam com passeios turísticos, restaurantes e na compra dos mais diferentes tipos de artesanato”.
Para melhor atender os turistas que chegam a Salvador, a Saltur tem desenvolvido uma série de ações em conjunto com outros órgãos municipais. “Em parceria com a Sesp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência), temos trabalhado para a regularização dos mercados informal e formal instalados nos principais equipamentos e pontos turísticos da cidade. Além de reforçarmos as nossas ações nos quatro postos da Saltur, inclusive, no Porto de Salvador, para melhor recepcionar os turistas que vêm conhecer a nossa cidade”.
Segundo o diretor de Desenvolvimento do Produto Turístico, George Barreto, o receptivo oferecido todos os anos aos turistas também será reforçado com o material promocional, contendo um dos 17 roteiros novos desenvolvidos pela Saltur e validados pela Federação Nacional de Guias e Associação Baiana de Receptivos. “Trata-se do tour a pé, envolvendo a Cidade Alta e Baixa, com visitação do Pelourinho e do Mercado Modelo, como opção aos turistas que não compram a bordo o passeio pela capital baiana”.
Fonte:Tribuna da Bahia
PUBLICIDADE