Navalshore 2024

Custos de transporte marítimo subiram quase 60% desde o início da guerra na Ucrânia

O efeito dominó da guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia já está sendo sentido em diversas áreas da economia, e um dos setores mais afetados é o de transporte marítimo. Por conta do conflito, o setor perdeu acesso a grande parte do Mar Negro, além de ter envios diminuídos por contas dos embargos contra a Rússia e perdido a possibilidade de escoar a produção agrícola da Ucrânia.

O cenário fez com que os custos do transporte marítimo aumentassem em quase 60% entre fevereiro e maio deste ano, segundo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), braço da ONU. Os motivos são diversos, como a interrupção de redes de logística regional e das operações portuárias na Ucrânia, a destruição de infraestruturas importantes, restrições comerciais, aumento dos custos de seguros e preços mais altos dos combustíveis.

Segundo a UNCTAD, muitos países tiveram que procurar fornecedores de petróleo, gás e grãos em locais mais distantes, aumentando o tempo e os custos do translado.

PUBLICIDADE


A agência também disse que a guerra na Ucrânia é um fator importante para explicar a alta, mas que não é o único, e citou a pandemia de covid-19, portos congestionados e a necessidade de realizar transição energética como outros fatores que influenciaram na alta dos transportes via mar.

“No entanto, é claro que as interrupções e a maior demanda por tonelada-milha causada pela guerra na Ucrânia contribuem fortemente para o aumento dos custos de envio”, disse a UNCTAD.
Alimentos caros
Os problemas no setor de transportes marítimos vão fazer com que o custo da comida em todo mundo suba quase 4% - metade dessa alta é resultado dos altos custos de transportes.

A entidade também reforçou a importância que Rússia e a Ucrânia têm para as cadeias de alimentos globais. Juntos, os países representam 53% de toda produção mundial de semente de girassol, 27% de toda a produção global de trigo, e são responsáveis pelo fornecimento de ao menos metade do trigo usado em 36 países.
Os números dão a dimensão da importância dos países para as cadeias globais de alimentos, mas apontam para um mercado a ser explorado. Entre os países que podem se aproveitar deste vácuo é o Brasil.

Segundo a UNCTAD, o Brasil deve aumentar em 37% suas exportações de trigo e grãos em 2022. Já o Reino Unido e a União Europeia devem expandir suas exportações em 8% durante o mesmo ano.

A médio prazo, Austrália, Brasil e Estados Unidos podem assumir o fornecimento de alimentos para o norte da África e o Oriente Médio.

Fonte: Valor



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira