O governo federal publicou nesta terça-feira (23) dois editais para licitar obras dragagem e outras contra o assoreamento da Hidrovia da Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul. Coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o projeto, que terá execução técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), prevê, além da dragagem, a colocação de sinalização náutica para melhorar as condições de navegação e a segurança da navegação ao longo de todo o ano e levantamento hidrográfico.
De acordo com o Mpor, serão beneficiados trechos da hidrovia considerados estratégicos, como o canal navegável da Lagoa Mirim, o canal de São Gonçalo, o canal do Sangradouro e o acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul.
PUBLICIDADE
A Pasta informou que os interessados já podem apresentar propostas pelo portal Compras.gov.br. A abertura dos envelopes está prevista para os dias 3 e 10 de março de 2026, conforme o cronograma específico de cada edital. A avaliação do Ministério é que a modernização da hidrovia permitirá superar problemas causados pelo assoreamento e que limitam as operações na Lagoa Mirim.
O ministro Silvio Costa Filho disse considerar a hidrovia estratégica para a integração comercial com o Uruguai. “Vamos criar condições para um transporte mais eficiente, sustentável e competitivo”, afirmou.












