O Grupo Náutica, especializado em desenvolvimento de projetos de sustentabilidade na área náutica, lançará no próximo domingo (9), véspera da abertura da Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém, o JAQ H1, embarcação de 36 metros de comprimento com toda a hotelaria a bordo movida a hidrogênio a partir da água. Segundo a empresa, o barco foi projetado para ser um laboratório flutuante para fazer pesquisas de biomas marinhos e fluviais.
A companhia explicou que o barco faz parte do projeto JAQ Hidrogênio, que está sendo desenvolvido em fases. A primeira é o lançamento do JAQ H1 com o sistema pronto para operar a sua hotelaria, incluindo iluminação, ar-condicionado e serviços de bordo com hidrogênio verde. Na segunda fase, em abril de 2026, a embarcação será apresentada no Rio Boat Show, no Rio de Janeiro, com motores híbridos de alta eficiência que devem reduzir as emissões de CO2 em até 80% durante a navegação.
PUBLICIDADE
A terceira fase do projeto, informou a Náutica, está prevista para 2027, com o lançamento do JAQ H2, com 50 metros e capacidade de produzir a bordo o hidrogênio que usará, com tecnologia que permitirá a coleta de água do mar, a dessalinização e, em seguida, o uso de um eletrolisador para quebrar a molécula. Será, então, gerado em ciclo fechado hidrogênio para alimentar a célula de combustível, que, por sua vez, vai acionar os motores elétricos e permitir autonomia de operação livre de emissões.
A companhia informou ainda que assinou Memorando de Entendimentos (MoU) com o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, que será a base de testes a partir de 2026. O acordo abrange estudos de viabilidade comercial, ambiental, financeira, jurídica e contábil.
















