Foi inaugurado ontem (8), no centro do Rio de Janeiro, o escritório no Brasil da Agência da Indústria Naval Holandesa. A iniciativa, que teve início há pouco menos de um ano, quando executivos holandeses vieram ao Brasil e divulgaram a criação da AINH durante a Navalshore, vai garantir para ambos os países uma excelente parceria em tecnologia. Entre as muitas áreas de cooperação, as de offshore, transporte fluvial, cabotagem e construção naval estão entre as principais.
A AINH, que tem como objetivo representar o melhor da tecnologia marítima da Holanda, promete trazer para o Brasil um avançado conhecimento no segmento marítimo e servir como ponte sólida entre as indústrias marítimas de ambos os países. Segundo Camiel Eurlings, ministro holandês dos transportes, obras públicas e manejo de água, presente ao evento, o Brasil tem necessidade de expandir seus portos e de torná-los eficientes. Ele reiterou que, com o aumento da navegação e, consequentemente, da movimentação dos portos, esse processo precisa ser acelerado.
O ministro também reforçou que considera a parceria promissora. “Nós acreditamos no Brasil e na capacidade dos brasileiros e por isso consideramos muito importante trazer as empresas holandesas, para que elas possam se enraizar no país e para que possamos construir parcerias que sejam duradoras”, afirmou.
O evento também contou com a presença do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, da diretoria do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), do novo embaixador da Holanda no Brasil e de representantes de empresas associadas à Agência.
Da Redação
PUBLICIDADE