A Hapag-Lloyd está lançando o "Ship Green", uma nova solução para o transporte ecológico baseado em biocombustível. A solução pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer momento, e não requer compromisso de longo prazo por parte dos clientes. No primeiro estágio de implementação, os clientes podem incluir o Ship Green como um serviço adicional às suas reservas existentes.
Com o Ship Green, os clientes podem escolher entre três opções diferentes, que representam diferentes níveis de prevenção de emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e): 100%, 50% ou 25% das emissões de CO2e do trecho marítimo de sua remessa. As opções do Ship Green estão disponíveis para embarques confirmados por meio do Online Business Suite no site da Hapag-Lloyd.
PUBLICIDADE
A prevenção de emissões decorre do uso de biocombustível ao invés do combustível marítimo convencional na frota da Hapag-Lloyd. A empresa garante que utiliza biocombustível proveniente de matérias-primas de segunda geração de cadeias de suprimento certificadas, produzidas a partir de resíduos, como gordura orgânica ou óleo de cozinha usado. Também garante que nenhum óleo virgem comestível seja incluído no combustível. As emissões evitadas são alocadas aos embarques com a chamada abordagem "book and claim", o que significa que a Hapag-Lloyd pode atribuir as emissões de CO2e evitadas a todos os transportes marítimos, independentemente do navio e da rota utilizada. No momento, o Ship Green está disponível apenas para cargas sólidas, mas será expandido para outros tipos de carga no futuro.
Ao final de cada trimestre, os clientes receberão uma declaração de prevenção de emissões, verificando o total de emissões evitadas por meio do Ship Green no respectivo período. O cálculo de prevenção de emissões subjacente baseia-se na renomada metodologia de contabilização de emissões da Clean Cargo Initiative - Iniciativa de Carga Limpa (CCI), que se tornou um padrão comum amplamente utilizado por transportadoras, agentes de carga e transportadores.