A empresa de transporte sul-coreana HMM está pronta para conduzir testes operacionais de seu sistema de captura de carbono a bordo (OCCS) em um navio porta-contêineres de 2.200 TEUs.
OCCS, uma tecnologia projetada para capturar CO2 durante a operação da embarcação e evitar sua liberação na atmosfera, será testada no "HMM Mongla", construído em 2014, informou a HMM.
PUBLICIDADE
Os testes operacionais seguem um estudo de viabilidade com a Samsung Heavy Industry, Korean Register e Panasia.
Em 2022, a HMM assinou um memorando de entendimento (MoU) com o especialista em sistemas de energia Panasia para colaborar em um sistema de captura de carbono a bordo para aplicação em embarcações.
Após o MoU, as empresas realizaram um estudo de viabilidade, análise econômica e avaliação de risco da captura de CO2 de emissões de gases de efeito estufa geradas durante a operação da embarcação. O processo de manuseio do CO2 capturado também foi uma das áreas vitais do estudo.
Em abril de 2023, a HMM disse que o estudo revelou que o OCCS poderia ser instalado sem alterar o equipamento existente do navio e não atrapalha a estabilidade da operação da embarcação. O carbono coletado se torna liquefeito em um tanque pressurizado e pode ser usado para fabricação de gelo seco.
Os sistemas de captura de carbono a bordo estão sob os holofotes, pois acredita-se que eles tenham um grande potencial na redução de emissões de CO2. Sua atratividade depende do fato de que os armadores seriam capazes de cortar sua pegada de CO2 em um período de tempo relativamente menor quando comparado à mudança para combustíveis alternativos.