II Barcada da Engenharia Hídrica foi um sucesso

barcada 266x200 II Barcada da Engenharia Hídrica foi um sucessoFoi realizada, no sábado, dia 10, a 2ª Barcada da Engenharia Hídrica nas águas do Canal São Gonçalo e Arroio Pelotas. Pela manhã, os participantes reuniram-se na sede do Clube Veleiros Saldanha da Gama para o momento da partida. Antes, com a presença do reitor Antonio Cesar Gonçalves Borges e do vice-reitor Manoel Luis Brenner de Moraes, os alunos ingressantes e demais participantes, professores, técnico-administrativos, alunos veteranos e demais convidados, foram saudados pela administração da UFPel.
Cesar Borges ressaltou a importância da atividade como instrumento pedagógico e de motivação à graduação, destacando que o esforço da Universidade em bem receber os alunos novos reveste-se de uma das mais importantes tarefas do atual momento vivido pela Instituição. Frisou também que a instituição cresce de acordo com as demandas regionais e nacionais, para Pelotas e região, e que já conta com um expressivo número de graduações que se elevarão para um total de 102 nos próximos dois anos, tais como a Graduação em Gastronomia, dentre outras citadas.
O reitor anunciou também que quase mil vagas serão disponibilizadas para acesso no segundo semestre de 2010. Ao saudar os novos alunos, quando os presenteou com camisetas da UFPel, ele solicitou que as vestissem, simbolizando a intenção de que a instituição faça parte de suas vidas.
Para a comunidade da Engenharia Hídrica, Cesar Borges anunciou a destinação de espaço físico no campus Porto, onde será edificado, até o final de 2010, o prédio do Curso, que contará, entre outros espaços, com angar de embarcações, atracadouro, rampa de acesso com guincho e demais infraestruturas destinadas aos equipamentos de navegação, além de laboratórios e demais espaços necessários e específicos à graduação, todos localizados às margens do Canal São Gonçalo.
Posteriormente à abertura do evento, as embarcações, com suas tripulações, rumaram com destino à Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer essa obra hidráulica que é administrada pela UFPel e que se destaca em importância pela função social, política e econômica de que se reveste. A Eclusa tem a função de impedir a intrusão de água salgada da Laguna dos Patos para a Lagoa Mirim e montante do Canal. Isso permite que essas regiões possam ser fonte de abastecimento de água para a cidade de Rio Grande e para a irrigação das lavouras orizícolas dos municípios dispostos nesse entorno.
Ao retornar, a Barcada se dirigiu até o Arroio Pelotas, chegando até a Ponte do Laranjal. Nesse trajeto os participantes puderam perceber as belezas naturais e observar a importância desse curso d’água para o desenvolvimento do município, já que ali se concentraram a maioria das charqueadas que deram origem a um importante ciclo econômico da cidade de Pelotas.
Em seu retorno ao Clube Veleiros Saldanha da Gama(CVSG), o grupo foi saudado pelo seu Comodoro, dr. Renato Alves e sua diretoria, e, juntos, saborearam um deliciosa “paella” elaborada pelo mestre Paulinho do CVSG.
A efetiva participação dos alunos veteranos e Grupo PET da Engenharia Hídrica, responsáveis diretos pela organização e realização do evento, permitiu que a iniciativ alcançasse enorme êxito.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de Pelotas/Deco Rodrigues



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira