Itajaí recebeu ontem, quarta-feira (27/06), uma visita técnica da operado MSC Cruzeiros, que estuda a possibilidade de trazer algumas de suas escalas para o município. No Porto de Itajaí o grupo foi recebido pelos Diretores Executivo e Técnico, Heder Cassiano Moritz e André Pimentel, além de técnicos das respectivas áreas. A agenda dos técnicos da MSC incluiu encontro com o prefeito e com o Superintendente interino do Porto de Itajaí, Alexandre Antonio dos Santos, com a secretária de turismo Valdete Campos e seu corpo técnico e também vistoria ao Terminal de Cruzeiros de Itajaí. _ Assessoria de Imprensa.
“Itajaí tem todas as condições necessárias para realizarmos nossas atracações – região com apelo turístico, Receita Federal e demais instituições operando no terminal de passageiros, entre outras, informou a diretora de Operações da MSC Cruzeiros, Márcia Leite. Segundo a especialista, que lidera a comitiva, a empresa já opera na costa brasileira com navios de 252 e 294 metros. “Em curto prazo a MSC já estará operando no Sul com navios de 334 metros”, acrescentou Márcia.
Hoje a plataforma disponível em Itajaí tem 75 metros de comprimento e a distancia entre os dolfins de amarração soma 250 metros, o que limita a MSC a operar nessa estrutura. Entretanto, Pimentel levantou a possibilidade de plataforma sem ampliada em 75 metros, para a temporada 2013/2014. “Trata-se de uma exigência do mercado do mercado e precisamos nos adaptar e ele para nos mantermos competitivos”, afirmou.
Moritz considerou a reunião com a MSC bastante proveitosa, uma vez que a operadora de cruzeiros apresentou um indicativo muito forte de que a atividade de turismo deverá crescer bastante. “Igualmente, nos mostraram claramente que os armadores que atuam nessa área, da mesma forma que os armadores que atuam na movimentação de cargas, estão investindo em navios maiores com maior capacidade de passageiros. Dessa forma, se quisermos permanecer neste mercado, igualmente teremos que nos adequar a esta nova realidade e melhorar a nossa infraestrutura para a atracação de navios e para o atendimento das operações de embarque e desembarque de passageiros”, conclui Moritz.
Hoje o Terminal Cruzeiros de Itajaí está com 35 escalas confirmadas para a temporada 2012/2013, sendo que, destas, duas ocorrerão no berço 04, do Porto Público. Inclusive a MSC Cruzeiros devera fazer também uma escala em Itajaí, no berço 04, em caráter experimental, com um navio de 294 metros, possivelmente em janeiro de 2013.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Porto de Itajaí/ SEP/Andrezza Barros
PUBLICIDADE