Iniciativa visa estimular desenvolvimento de hidrovias e melhorias no transporte multimodal. Ministro destacou necessidade de ampliar apoio ao segmento e potencial de integração regional
A Frente parlamentar mista da navegação interior foi lançada, nesta quarta-feira (9), no salão nobre da Câmara dos Deputados. A iniciativa tem como objetivo defender melhorias nas hidrovias e no transporte multimodal. O evento contou com membros do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Diretoria de Portos e Costas da Marinha (DPC), além de representantes de associações de classe, empresas de navegação, estaleiros, entre outros agentes setoriais.
A frente tem como presidente o deputado federal Junior Ferrari (PSD-PA) e como vice-presidente o deputado Saullo Vianna (União-AM). Eles destacaram que a frente deverá promover o desenvolvimento das navegações regionais, com melhores condições de navegabilidade das hidrovias e estímulo ao transporte multimodal, além de acompanhar a execução orçamentária destinada ao setor e propor linhas de crédito para fomento e ações de formação de mão de obra aos trabalhadores da navegação.
Durante o evento, o ministro de portos e aeroportos (MPor), Márcio França, falou da necessidade de atenção especial à navegação interior, que tem apoio do governo federal e precisará de apoio político. “Quanto mais as hidrovias estiverem controladas, isso facilitará outras tantas coisas que podem acontecer, inclusive a grande integração que o Brasil tem e deve fazer com a América do Sul”, afirmou.
PUBLICIDADE