Estudantes de Curralinho visitam o espaço de lazer adaptado e reservado pela Secretaria de Estado de Educação na biblioteca do navio Pará
Quatro mil e sessenta e um moradores de Curralinho foram atendidos durante o período de atividades do programa "Rios de Saúde", mantida pelo governo estadual em parceria com a Marinha do Brasil.
Nesse período, foram dispensados à população 4.896 procedimentos, que são todo e qualquer serviço prestado para quem foi assistido seja em consultas médicas, exames, vacinação ou quem fez parte da plateia que prestigiou as palestras de educação e saúde.
Entre 5 e 8 de março as atividades se dividiram entre o atendimento médico feito no navio Pará, da Marinha, fundeado no rio homônimo às margens de Curralinho, a Escola Estadual Prado Lopes e o único salão paroquial da cidade, onde foram realizadas as palestras.
Naquele período, 743 pessoas foram atendidas em clínica médica e pediatria. Os demais números divulgados pela coordenação da expedição indicam que 495 pacientes tiveram a pressão arterial avaliada no setor de triagem, pré-requisito para o atendimento clínico. No mesmo segmento ainda foram feitos 22 testes de glicemia, totalizando 517 procedimentos.
No consultório de Oftalmologia 175 pacientes estiveram sob avaliação da oculista Carolina Pinto. No setor foram realizados 723 procedimentos, a exemplo da entrega de 119 óculos já preparados pelos técnicos Jean Alves e Sidney Chaves, da Sespa, na oficina ótica instalada no navio Pará.
Para o consultório composto por quatro dentistas foram atendidas 162 pessoas e realizados 811 procedimentos. Num setor odontológico paralelo, 635 pacientes assistiram palestras sobre higiene dental e no escovódromo receberam kits com escova, pasta e fio dental. As orientações, compostas ainda por aplicação de flúor, somaram 1.333 procedimentos.
A equipe destacada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) emitiu resultado para 498 exames a partir do atendimento de 288 pacientes, dos quais 230 foram mulheres que se submeteram ao preventivo ao câncer do colo de útero (PCCU).
Além disso, 291 moradores de Curralinho foram vacinados, antes ou após as consultas, num total de 267 doses aplicadas. Já a farmácia instalada no navio entregou 14.300 medicações mediante a apresentação de receita prescrita pelos médicos em serviço na ação. O setor ainda emitiu 79 referências.
Serviços externos - Fora do navio, 1.271 pessoas prestigiaram as palestras sobre "Prevenção aos Acidentes com Escalpelamento", "Bolsa Família", "Manipulação de Alimentos e o Manejo do Açaí" e as oficinas de artes cênicas e circenses feitas pelo instrutor Ycaro Martins, da Fundação Curro Velho.
Já o espaço de lazer adaptado e reservado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na biblioteca do navio recebeu 233 visitantes.
Em Oeiras - De Curralinho, os atendimentos prosseguiram nesta terça-feira, 9, em Oeiras do Pará, onde o navio Pará permanecerá fundeado no rio Pará, às proximidades do município, até sexta-feira, 12.
Cerca de 120 pessoas realizam o 8º Rios de Saúde. Além da tripulação da Marinha, participam da ação servidores oriundos da Sespa, Sepaq, Seir, Seduc, Lacen, Secom, Corpo de Bombeiros e Hospital Bettina Ferro. (fonte: Agência Pará de Notícias)
PUBLICIDADE