A Marinha do Brasil iniciou atendimentos médicos em seu Hospital de Campanha (HCamp), no último dia 06, para prestar apoio às vítimas do terremoto no Chile. Com o objetivo de minimizar o sofrimento causado pela catástrofe, o HCamp totalizou até ontem, 310 atendimentos, sendo 205 para adultos e 105 pediátricos, além de 68 procedimentos médicos.
O Ministro da Saúde do Chile, Dr. Álvaro Erazo, acompanhado por autoridades sanitárias locais, visitou todas as instalações do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil. Aproveitou a oportunidade e expressou os agradecimentos ao Brasil, pela pronta ajuda determinada pelo Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva.
O HCamp está instalado na região de Cerro Navia, periferia de Santiago, com o propósito de substituir, parcialmente, o importante Hospital de médio porte, Hospital Félix Bulnes. Segundo declaração do Ministro da Saúde, o custo estimado apenas para a reconstrução dos hospitais destruídos e/ou com dano estrutural relevante, será de 3,6 bilhões de dólares.
O efetivo da Marinha do Brasil empregado na operação do HCamp é de 102 militares, sendo 48 da área de saúde e 54 para o apoio, incluindo o destacamento de segurança constituído por Fuzileiros Navais.
Devido à estrutura e capacitação do HCamp, o governo do Japão enviou especialistas em medicina de catástrofes com o propósito de conhecer os procedimentos médicos da Marinha do Brasil e assim poder enviar, também, um Hospital de Campanha para o Chile. (da redação)
PUBLICIDADE