Receba notícias em seu email

Navalshore

Navios de pequeno porte entram em cena para substituir grandes embarcações de contêineres

O boom no transporte marítimo de contêineres eleva a demanda por alguns dos menores navios de transporte de commodities do mundo.

Com as taxas de aluguel de caixas de aço de 6 metros em alta neste ano, afretadores buscam os menores navios para reduzir os custos. Com isso, produtos como aço, alumínio e grãos, que normalmente seriam enviados em contêineres, são transportados em pequenos navios graneleiros.


PUBLICIDADE



E, com essa mudança, os ganhos de alguns dos maiores graneleiros do mundo, os chamados capesizes, são agora menores do que embarcações minúsculas. Os navios capesize ganhavam cerca de US$ 27 mil por dia na quinta-feira, enquanto embarcações de tamanho reduzido faturavam US$ 32 mil diariamente.

“Estamos transportando cargas que saíram de contêineres”, disse Jan Rindbo, CEO da DS Norden, que tem uma frota dos chamados tanques handysize, de tamanho reduzido. “É uma tendência que observamos na maior parte deste ano, em que, relativamente falando, os tipos de navios menores superaram os capesizes.”

Rindbo disse que entre as cargas que sua empresa tem transportado estão grãos e lingotes de alumínio, que normalmente seriam enviados em contêineres, afirmou.

Fonte: Valor






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira