A Drewry alerta que o alto e desigual nível tarifário levará à redução e redirecionamento dos fluxos comerciais, com impactos distintos entre os participantes do mercado. Em uma análise divulgada na edição especial do Freight Loop, Philip Damas, chefe da Drewry Supply Chain Advisors, avaliou as primeiras reações à nova onda de tarifas comerciais anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última quarta-feira (2).
Segundo Damas, essas medidas devem gerar efeitos profundos no futuro do comércio internacional, forçando transportadores e empresas globais de contêineres a reavaliar mercados, cadeias de suprimentos, estratégias de sourcing e decisões logísticas. Diante da incerteza sobre como países afetados responderão às medidas, a Drewry seguirá monitorando a situação e oferecendo atualizações.
PUBLICIDADE
A Drewry observa que transportadores internacionais e BCOs já começaram a adotar planos de contingência, refletindo a crescente ameaça de uma guerra comercial mais ampla e os seus efeitos sobre cadeias de suprimento globais.
Um dos desafios para as organizações, segundo a consultoria, é realocar o fornecimento ou buscar formas de mitigar a atual volatilidade. Uma das estratégias é a utilização de ferramentas que auxiliam a identificação de novos locais de fornecimento mais estratégicos, considerando a inteligência de mercado e a experiência marítima da empresa.