Ecobrasil

Norsul diversifica atividades para garantir logística multimodal

A Norsul anuncia seu reposicionamento como empresa de logística, passando a atuar nos modais ferroviário e rodoviário, armazenagem de cargas e projetos especiais, com logística integrada de ponta a ponta.

A decisão estratégica e o planejamento para a integração logística aconteceu em 2019. Desde então, a Norsul vem investindo em tecnologias e sistemas que possibilitem a integração dos modais. Além de estudos, filiais foram abertas, licenças obtidas e investimentos em sistemas foram realizados para possibilitar a integração das plataformas. Ainda para esta operação, a empresa desenvolveu uma torre de controle para monitorar e interagir com todos os modais em um único processo.

“Criamos uma área de engenharia de soluções para criar com nossos clientes soluções customizadas, além de uma área de implementação, que utiliza de metodologias consagradas de inicialização de novos projetos e processos. Tudo foi milimetricamente calculado, e agora já estamos executando operações novas e em busca de concretizar expansões almejadas”, explica Gustavo Paschoa, Diretor de Novos Negócios da Norsul.

PUBLICIDADE

MCI


O planejamento para o início das novas atividades logísticas foi montado em três pilares. O fortalecimento da navegação, através de investimento em embarcações mais modernas, tecnologias para otimização e melhoria dos processos internos e, por consequência, da entrega aos clientes. Na ampliação da experiência e confiabilidade conquistadas na navegação para novos mercados, como a navegação usando contêineres. Esse processo já foi iniciado no Rio de Janeiro, através de balsas feeders conectando portos menores aos chamados Hub Ports. O objetivo é a redução de custos e a maior flexibilidade para exportadores e importadores. Por fim, mediante a abertura de novas atividades como a navegação fluvial no norte do país, com o foco de importar fertilizantes e exportar grãos, escoando vias rios e portos fluviais.

Dentre as dificuldades encontradas para o processo está a infraestrutura do país, legislações antigas e etc. Contudo, já existe em fortalecimento na região Sul, por exemplo, com os importadores de fertilizantes, provendo soluções de transporte multimodal, armazenagem e manuseio de cargas, integração de processos para ampliar a visibilidade do todo, além de trazer redução de custos significativos.

“Esse momento é decisivo na história da Norsul, que começa a explorar novas possibilidades logísticas após 58 anos de existência e expertise na Cabotagem e no Longo Curso. Expandir é um desejo antigo que se consolida em 2021 com a estreia nos modais ferroviário e rodoviário, além dos serviços de armazenagem e manuseio de cargas e integração de modais, então a expectativa é grande! Estamos investindo todos os nossos esforços para entregar a melhor operação de logística integrada com soluções inovadoras aos nossos clientes e aos futuros também, que confiarão em nós para esse trabalho tão importante.”, finaliza Gustavo.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira