Navalshore 2024

O contraste da outra margem

Navegantes está entre as cidades que mais gerou empregos em 2009. Itajaí teve saldo negativo
NAVEGANTES - A travessia diária do ferry-boat, entre Itajaí e Navegantes, proporciona uma paisagem única. Nas duas margens do Rio Itajaí-Açu se agigantam dois dos principais portos do Brasil e uma das principais economias do Estado hoje: o município de Navegantes, que cresce progressivamente nos últimos quatro anos. Em 2009, gerou mais empregos do que a vizinha Itajaí, que mantém as mesmas características portuárias. Na visão de economistas, os atrativos geográficos oferecidos por Navegantes são os responsáveis pelo bom momento econômico vivido pela cidade.
Segundo dados do governo do Estado, Navegantes está entre os cinco municípios que mais crescem em Santa Catarina (Itapema, Navegantes, Bombinhas, Itapoá e Balneário Camboriú). A cidade foi uma das que mais abriu postos de trabalho em 2009. Foram 1.030 de janeiro a outubro, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo total de 2009 foi de 1.085 novos postos de trabalho.
Foi a primeira vez em quatro anos que o emprego em Itajaí recuou
Enquanto isso, na outra margem do Itajaí-Açu, a realidade foi dura. Em 12 meses, Itajaí admitiu 42.287 trabalhadores e demitiu 42.908. Ou seja, acumulou um saldo negativo de 621. Foi a primeira vez em quatro anos que a empregabilidade itajaiense recuou.
– Tivemos um cenário de demissões adotado por empresas que enfrentam os impactos da crise mundial. Vivemos a enchente. Contudo, os empresários de nossa região continuam acreditando no potencial de Itajaí e retomaremos os empregos em 2010 – avalia Rogéria Santos de Gregório, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí.
Segundo dados do governo do Estado, Navegantes figura, desde 2000, como uma das principais economias de Santa Catarina. Esta constatação ganhou força em 2007, com a chegada do Terminais Portuários de Navegantes (Portonave). Hoje, a Portonave é a maior empregadora de Navegantes contando com 750 funcionários.
– A Naveship e a Portonave se instalaram e trouxeram juntas mais de uma centena de micro e pequenas empresas para o município. Além disso, a questão logística é fundamental. Temos um excelente porto e acessos rápidos ao aeroporto e e as rodovias BR-101 e BR-470 – argumenta Evandro Argenton, secretário de Desenvolvimento Econômico de Navegantes.
No ano passado, a prefeitura de Navegantes emitiu 450 alvarás para novas empresas. Em 2006, para se ter uma ideia, foram emitidos 240. Do total emitido em 2009, mais da metade continua em operação no município.
raffael.prado@santa.com.br
RAFFAEL DO PRADO
Crescimento
- Nos últimos três anos, a média da cidade é de 35 novas empresas por mês
- A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) acompanhou os dados do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os municípios brasileiros e constatou que Navegantes é o 213º município que mais cresce no país
- O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgado em agosto de 2009, aponta ainda que Navegantes é o 16º município catarinense que mais se desenvolve no Estado.(Fonte: Jornal de Santa Catarina/Firjan e Prefeitura de Navegantes )



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira