Um estudo da Scripps Institution of Oceanography, dos EUA, indica que as ondas ao longo da costa da Califórnia estão ficando cada vez maiores devido ao aquecimento global. As alturas das ondas de inverno aumentaram quase 30 centímetros desde 1970. Ondas de pelo menos quatro metros de altura estão se tornando mais comuns na costa à medida que o clima fica mais quente.
Mais ondas gigantes podem resultar em inundações e erosão adicionais. As ondas acompanham o nível do mar, que está subindo devido às mudanças climáticas, explicou Peter Bromirski, principal autor do estudo, oceanógrafo especialista associado à instituição que realizou o estudo.
PUBLICIDADE
Quando o nível do mar se eleva ainda mais durante as tempestades, mais energia das ondas pode atingir as falésias, inundar as regiões baixas ou até mesmo prejudicar a infraestrutura costeira. Danos causados por tempestades intensas e ondas massivas estão acontecendo. No inverno passado, as tempestades e ondas gigantes da Califórnia derrubaram penhascos e prejudicaram os píeres. De acordo com o estudo, à medida que o nível do mar continua subindo, estima-se que até ondas com altura moderada no futuro impactem a costa com tanta força quanto as ondas maiores hoje.
Os pesquisadores usaram 90 anos de dados sísmicos para medir as alturas das ondas do passado, criando um registro inesperado das ondas que atingiram a costa da Califórnia nas últimas décadas. Eles descobriram que as alturas médias das ondas de inverno aumentaram aproximadamente 30 centímetros desde 1970.
O estudo se une a pesquisas anteriores sugerindo que as atividades de tempestades no Oceano Pacífico Norte aumentaram significativamente sob as mudanças climáticas.