Operação Verão: Capitania aborda 6827 embarcações no Rio de Janeiro

No período de 19 de dezembro de 2009 a 7 de março de 2010, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e Organizações Militares subordinadas (Delegacias da Capitania dos Portos em Angra dos Reis, Macaé e Itacuruçá; e Agências da Capitania em Cabo Frio e Paraty) intensificaram suas ações de fiscalização e de presença em todas as suas áreas de jurisdição. No total, foram abordadas 6827 embarcações, sendo 780 notificadas e 68 apreendidas. A Operação Verão acontece anualmente, no período que tem o maior fluxo de embarcações de esporte e recreio e turismo náutico.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, durante toda operação, contou com o apoio de meios e pessoal, especialmente, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) e do Comando do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.

Durante essa concentração de esforços, a ênfase foi dada aos aspectos relacionados à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica. Os principais aspectos verificados foram: habilitação dos condutores,  documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e bóias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e estado da embarcação. O reforço no trabalho da Capitania, durante o período da Operação Verão, incluiu ações de presença em entidades náuticas e colônias de pescadores; apoio a eventos esportivos e culturais; bem como a realização de palestras educativas para divulgar as principais normas de segurança da navegação, e atividades da Marinha do Brasil, inclusive com a divulgação da “AMAZÔNIA AZUL”.

Apesar do fim da Operação verão, a CPRJ continua a trabalhar para a segurança da navegação. Em caso de necessidade, denúncia, duvida, ou sugestão, disque CPRJ – (21) 2233-8412 ou www.cprj.mar.mil.br.
(da Redação)



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira