Receba notícias em seu email

Navalshore

Xeneta sinaliza efeito climático do conflito no Mar Vermelho

O conflito no Mar Vermelho trouxe aumentos massivos nas emissões de carbono no transporte marítimo de contêineres, de acordo com dados divulgados pela Xeneta.

“O Índice de Emissões de Carbono (CEI) Xeneta e Marine Benchmark, que mede as emissões de carbono por tonelada de carga transportada nos 13 principais comércios do mundo, atingiu 107,4 pontos no primeiro trimestre de 2024 – o mais alto desde que o índice começou no primeiro trimestre de 2018,” Xeneta observou no comunicado.


PUBLICIDADE



Para contêineres transportados por via marítima do Extremo Oriente para o Mediterrâneo, o CEI revela que as emissões de carbono aumentaram 63% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o quarto trimestre de 2023. Do Extremo Oriente para o Norte da Europa, as emissões de carbono aumentaram 23%”.

Este é um resultado direto do conflito na região do Mar Vermelho, avalia a Xeneta no comunicado. A empresa observou que esta situação aumentou em dezembro e viu a maioria dos serviços de porta-contêineres evitarem o Canal de Suez devido à ameaça de ataque da milícia Houthi.

Os contêineres enviados do Extremo Oriente para o Mediterrâneo viajaram em média 9.400 milhas náuticas no quarto trimestre, antes da escalada no Mar Vermelho. Estão navegam mais 5.800 milhas náuticas devido aos desvios em torno do Cabo da Boa Esperança, na África, com a inevitável consequência de queimar mais combustível.

Os navios também estão navegando em velocidades mais altas na tentativa de ganhar tempo devido às distâncias maiores, o que novamente resulta na queima de mais carbono.






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira