RIO - A cada dia crescem os casos de trabalhadores contaminados pela Covid-19 que atuam nas atividades de exploração e produção de petróleo no país. Já são 162 trabalhadores confirmados com a doença, segundo balanço da Agência Nacional do Petróleo (ANP) atualizado até quarta-feira. Foram 30 novos casos em apenas um dia.
Esse 30 novos casos representam um salto de 22,7% em relação aos 132 confirmados até o dia anterior. O número de casos suspeitos subiu de 947 para 1.020 nas mesmas 24 horas. A ANP garantiu que até o momento não há registro de mortes associadas ao coronavírus.
PUBLICIDADE
A agência explicou que, dos casos que testaram positivo, 78 trabalhadores estavam embarcados nas plataformas marítimas, de perfuração e produção, quatro a mais do que no dia anterior.
Pelo protocolo de segurança, é obrigatório o desembarque, além dos profissionais contaminados, de toda e qualquer pessoa que teve contato com os trabalhadores infectados. Nos casos onde não é possível manter uma equipe mínima para manter a operação segura da unidade, é feita a parada de produção.
A ANP não revela em quais plataformas ocorreram os casos nem onde estavam os suspeitos. Tampouco revela quais as empresas operadoras das unidades, cuja maior parte é contratada pela Petrobras.
A agência voltou a afirmar que as empresas vêm diminuindo ao mínimo o número de pessoas a bordo, para reduzir a exposição dos trabalhadores ao coronavírus “e vêm adotando medidas de contingência para manutenção das operações de forma segura e em conformidade com a regulação.”
Fonte: O Globo