O governo do estado do Rio de Janeiro e a TotalEnergies assinaram, na sexta-feira (26), memorando de entendimentos (MoU, na sigla em inglês) para realizarem uma atuação em conjunto visando ao desenvolvimento da geração eólica offshore no estado. O acordo, com duração de dois anos, marca a colaboração entre o estado e a empresa nos estudos relacionados aos incentivos fiscais, tributários e à expansão para futuros projetos.
No Brasil há quase 50 anos, a TotalEnergies avalia áreas desde o ano passado para licenciamento ambiental de projetos eólicos offshore. No final de 2022, a empresa anunciou a assinatura de um MoU com a Prumo Logística, holding controlada pela EIG e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, para estudos que visam a instalação de bases de apoio logístico e apoio a projetos eólicos.
PUBLICIDADE
A TotalEnergies hoje emprega mais de 3,5 mil pessoas em seus segmentos de negócios, em atividades de exploração e produção, gás, energias renováveis (solar e eólica), lubrificantes, produtos químicos e distribuição.
O portfólio de exploração e produção da empresa inclui atualmente dez licenças, das quais quatro são de ativos operados. Adicionalmente, a TotalEnergies arrematou, em dezembro de 2022, um novo bloco não-operado de exploração em águas profundas na bacia de Campos (Água Marinha, 30%), cujo contrato de partilha de produção deverá ser assinado no primeiro semestre. Em 2022, a produção média da empresa no país foi de 104 mil barris de óleo equivalente por dia.