A empresa norueguesa de energia limpa Horisont Energi e a alemã E.ON assinaram uma carta de intenções para construir em conjunto uma cadeia de valor de carbono europeia. Por este acordo, a E.ON remeterá mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano a partir de seus clientes europeus até 2030, começando em 2027 com um aumento gradual. Por seu lado, a Horisont Energi prestará serviços de transporte marítimo de CO2 e armazenamento a longo prazo.
Sujeito à concessão da licença, a Horisont Energi pretende iniciar a operação do projeto de captura e armazenamento de carbono Errai, localizado na Noruega. Para tanto, será necessário desenvolver uma cadeia europeia de valor do carbono com tecnologias para a captura, transporte e armazenamento de CO2 em escala industrial.
PUBLICIDADE
As empresas veem este acordo como um marco importante em sua cooperação e para o negócio comercial de transporte e armazenamento de CO2 da Horisont Energi.
A Horisont Energi solicitará a licença para operar o armazenamento de CO2 Errai no Mar do Norte no início de janeiro. Com este acordo, tanto esta empresa como a E.ON posicionam-se como atores-chave e a Errai, como um projeto-chave na descarbonização da indústria e das cidades europeias.
A Horisont Energi planeja armazenar de quatro a oito milhões de toneladas de CO2 anualmente na primeira fase de desenvolvimento do projeto Errai, potencialmente armazenando mais em fases posteriores.
O projeto inclui um terminal onshore para armazenamento intermediário de CO2, com a intenção de armazenar permanentemente o CO2 em um reservatório offshore.
O armazenamento de CO2 está previsto para começar em 2026.