A Modec anunciou que a Shell tomou a decisão final de investimento (FID) para a construção de um FPSO destinado ao campo de Gato do Mato, localizado na Bacia de Santos. Após a conclusão do contrato de engenharia FEED firmado em março de 2024, a Modec assinou com a Shell um contrato de compra e venda, além de um contrato de operação e manutenção por 20 anos.
O FPSO terá capacidade para produzir 120 mil barris de óleo por dia, além de processar gás e água associados. A unidade ficará ancorada a cerca de 2 mil metros de profundidade, aproximadamente 200 km ao sul do Rio de Janeiro. A Modec será responsável pelo projeto do casco e das instalações superiores da unidade, que utilizará um sistema de ancoragem SOFEC Spread Mooring. O petróleo estabilizado será armazenado a bordo e transferido para navios-tanque.
PUBLICIDADE
Projetado para uma vida útil de 25 anos, o FPSO contará com um casco de nova geração, sob medida para o projeto. Esta será a 19ª unidade desenvolvida pela Modec para o Brasil e a segunda entregue diretamente à Shell no país.