Noruega cogita se unir à redução da produção de petróleo pela primeira vez desde 2002

A Noruega, maior produtor de petróleo da Europa Ocidental, disse que consideraria a ideia de aderir a um amplo acordo internacional para reduzir a produção.

O país nórdico, cuja produção de petróleo deve crescer nos próximos anos, não adere aos cortes internacionais coordenados para apoiar os preços da commodity desde 2002. A Organização de Países Podutores de Petróleo (Opep) e outros países produtores devem se reunir na próxima semana para discutir um possível acordo, com a Arábia Saudita e a Rússia indicando que outros produtores precisavam aceitar a proposta de redução para que qualquer acordo fosse alcançado.

"Temos um diálogo com as principais partes interessadas, incluindo outros países produtores", disse a ministra do Petróleo e Energia, Tina Bru, por e-mail. "Se um amplo grupo de produtores concordar em reduzir significativamente a produção, a Noruega considerará um corte unilateral se apoiar nosso gerenciamento de recursos e nossa economia".

PUBLICIDADE

MCI


Neste sábado, o Ministério de Energia do Azerbaijãoidisse ter sido informado que tinha sido adiada a reunião extraordinária para abordar um possível corte da produção petrolífera, convocada pela Opep e seus aliados, grupo conhecido como Opep+. O encontro estava agendado para esta segunda-feira, por videoconferência.

O país produziu 1,75 milhão de barris por dia de petróleo bruto em fevereiro, menos de 2% do suprimento global.

A Noruega foi várias vezes convidada a participar de negociações com a Opep e seus parceiros após a anterior quebra do mercado em 2014, mas se recusou. O governo norueguês indicou na quinta-feira que os cortes não estavam na agenda.

Sua disposição de se juntar a um esforço internacional agora ressalta o quão dolorosa é a atual crise, devido à baixa demanda em consequência da pandemia do COVID-19 e à guerra de preços entre russos e sauditas.

"Devido à pandemia de Covid-19, a situação atual no mercado de petróleo é desafiadora", disse Tina Bru. "O ministério está acompanhando de perto o desenvolvimento do mercado."

Fonte: O Globo



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira