MSC

Ocyan alcança 38% de mulheres em cargos de liderança

A Ocyan celebra, no mês das mulheres, o crescimento do protagonismo feminino na companhia. Em um setor predominantemente masculino, apesar de representar cerca de 15% do efetivo da empresa, as integrantes ocupam 38% dos cargos de liderança em terra (onshore).

Pela primeira vez, as mulheres alcançaram representatividade de 25% na alta direção da empresa, com duas vice-presidências de oito membros no Comitê Executivo, sendo uma delas a Chief Financial Officer (CFO), posição historicamente com baixa adesão feminina. O marco foi conquistado em junho de 2023.

Além do compromisso com a diversidade e inclusão no ambiente corporativo, a Ocyan também quer contribuir para a construção de uma sociedade mais diversa e inclusiva. Para isso, incentivará, ao longo do ano, eventos que fomentem a valorização, capacitação e equiparação de oportunidades para as mulheres.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


“A Ocyan valoriza a presença de mulheres não apenas no ambiente corporativo e no mercado de óleo e gás, mas em todas as esferas da sociedade. Além das ações que promovemos internamente, vamos atuar externamente também, levando apoio e patrocínio a eventos que incentivem a diversidade por meio de conteúdo, diálogo, capacitação e visibilidade. A estratégia de difundir a importância da equidade de gênero nos negócios e nas decisões do dia a dia é um trabalho desafiador e grandioso de mudança de cultura que toda a sociedade espera e necessita”, afirma Nir Lander, vice-presidente de Pessoas e Gestão da Ocyan.

O programa de Diversidade e Inclusão da Ocyan foi lançado em 2019 e conta com a contribuição voluntária de integrantes de todas as áreas da empresa, nomeados Embaixadores da Diversidade e Inclusão, que atuam divididos entre quatro grupos de afinidade, de acordo com os pilares de ação trabalhados pela Ocyan até o momento: Pessoas com Deficiência, Equidade de Gênero, Raça e Etnia e LGBTQIA+.

Ações internas para mulheres

Licença-maternidade: além da licença de 120 dias e do intervalo diário para amamentação já previstos pela CLT, a integrante pode optar por estender sua licença-maternidade por quinze dias adicionais ou seguir com uma jornada reduzida de quatro horas diárias, até que o bebê complete seis meses de idade.

“Elas Ocyan”: o programa, composto por cerca de 70 colaboradas, em sua grande maioria executivas, tem como objetivos promover o autoconhecimento, alavancar empoderamento feminino e reforçar a sororidade interna.

Mentoria: para evitar que os avanços sejam interrompidos, a Ocyan promove um programa de mentoria, no qual profissionais mais experientes orientam as mais novas sobre como evoluir na carreira, incluindo os postos offshore.

“O Mar Também É Delas”: em 2021, a Ocyan fez uma pesquisa focada em profissionais mulheres offshore para entender qual o perfil deste grupo, seus anseios e receios. A pesquisa criou as bases para a campanha “O Mar Também É Delas”, hoje liderada pelo IBP, e que visa ampliar a igualdade de oportunidades e a promoção do bem-estar das profissionais que trabalham em plataformas da indústria de óleo e gás no país.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira