A Belga Marine e a a Ocean Visuals fecharam contrato de prestação de serviços com a Petrobras para apoiar a avaliação da utilização da tecnologia de Fluorescência Induzida por Laser Hiperespectral (HLIF) para a caracterização e quantificação de óleos, efluentes e qualidade da água. Pela Petrobras, participa o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Melloem (Cenpes).
Neste projeto de pesquisa, a Belga Marine e Ocean Visuals apoiarão a Petrobras na aquisição de dados para análises qualitativas e quantitativas, que possibilitem um monitoramento sistemático das águas superficiais ou na coluna d'água.
PUBLICIDADE
A tecnologia consiste em um sistema integrado de hardware e software para detecção e caracterização em tempo real de óleo e efluentes na superfície da água e na coluna d'água a bordo dos navios.
O uso de sensores remotos em instalações offshore e marítimas revolucionou a forma de aquisição das informações, permitindo a detecção, caracterização e monitoramento de vazamentos de hidrocarbonetos ou disposição de efluentes em diferentes escalas, com alta frequência de observação e rápida disponibilidade de resultados.
“Essa nova tecnologia pode ser uma das etapas mais importantes na detecção de derramamento de óleo. A tecnologia não apenas detecta o óleo, mas o caracteriza e identifica remotamente, e acaba levando à sua origem. Com este projeto piloto, a Petrobras poderá lidar com casos potenciais de derramamento de óleo de forma muito mais eficiente, utilizando a tecnologia de ponta de nosso parceiro Ocean Visual e reduzindo o impacto do derramamento de óleo no meio ambiente ”, afirma Alexandre de Carvalho, gerente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Belga Marine.
A Ocean Visuals é uma empresa norueguesa que fornece sistemas de sensores para detecção precoce de óleo e produtos orgânicos na água.