A Vinema Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda, de Camaquã, protocolou nesta quinta-feira ( 8 ) carta de intenção solicitando área para a instalação de uma biorefinaria para a produção de etanol na zona industrial do Porto de Cachoeira do Sul. Segundo o documento assinado pelo sócio-diretor da Vinema, Vilson Neumann Machado, o investimento deve atingir R$ 120 milhões para uma geração de 69 empregos diretos.
Na última terça-feira ( 2 ) uma representação da empresa acompanhada de lideranças arrozeiras do município esteve em audiência com o prefeito Sergio Ghignatti, quando foi assinado Protocolo de Intenções para cooperação no desenvolvimento do projeto de produção de etanol a partir de grãos, com ênfase para o arroz em casca. A biorefinaria padrão prevê uma produção de 100 mil m³ de etanol anuais a partir de 240 mil toneladas de arroz. Uma indústria desse porte consumiria 80% do arroz produzido no Município em um ano, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo Tonet.
No momento, a cessão de uso dos 183,5 hectares do Porto, da União para o Estado está sob análise da subchefia jurídica do Palácio Piratini sem previsão para sua assinatura pelo governador Tarso Genro. Nossa expectativa que ainda em agosto seja concretizada a passagem da área portuária para o Estado. Afinal, já temos 16 interessados em espaços no local. A previsão de investimento é de R$ 185 milhões para gerar 543 empregos diretos, diz Tonet.
PUBLICIDADE
Fonte:Radio Fandango
http://www.radiofandango.com.br/archive/valor.php?noticia=22516