AL presta homenagem aos 95 anos do Porto do Rio Grande

Grande Expediente foi ocupado pelo deputado Adilson Troca, em homenagem aos 95 anos do Porto do Rio Grande
No período do Grande Expediente de hoje (16), o deputado Adilson Troca (PSDB) homenageou os 95 anos do Porto do Rio Grande.

O parlamentar resgatou aspectos históricos do porto, deu destaque à qualidade das condições operacionais oferecidas aos transportadores e comemorou o incremento de investimentos públicos voltados a sua modernização. Segundo Troca, o Porto do Rio Grande se posiciona como uma referência no país: é o primeiro em movimentação de maquinário agrícola, o terceiro em transporte de contêineres e o quinto em movimentação geral.

Referindo-se a aspectos da história, Troca lembrou que o alto potencial para a navegação encontrado na embocadura da Lagoa dos Patos já era conhecido ainda no século 18. À época, surgiu no local um pequeno porto, no centro da cidade, frequentemente utilizado por embarcações à vela.

Foi apenas nos primeiros anos do século 20  que o governo brasileiro deu início a obras de melhorias, como a fixação da Barra do Rio Grande, a construção de dois molhes convergentes e de um novo porto. A construção foi entregue em 15 de novembro de 1915.

Conforme o deputado, nos últimos anos, o Porto do Rio Grande recebe investimentos públicos e privados que o qualificam para assumir a vocação de grande centro concentrador de cargas do Mercosul.

Em 2009, por exemplo, teve início a dragagem de aprofundamento do canal de acesso do porto, que contou com R$ 147,5 milhões por parte do governo federal e com R$ 48,5 milhões do Estado do Rio Grande do Sul. Soma-se a essa melhoria o prolongamento dos Molhes da Barra executado em São José do Norte e em Rio Grande, a previsão de ampliação dos terminais privados e o serviço de dragagem de manutenção continuada a ser realizado pelo governo do Estado nos próximos cinco anos.


Troca destacou a importância do Porto do Rio Grande como um dos principais geradores de empregos para o município e para a região Sul. Segundo o parlamentar, a estrutura portuária conta com 7,6 mil trabalhadores. “A previsão é que em pouco tempo esse número tenha um crescimento expressivo. Somente o Dique Seco deverá gerar, quando estiver em operação, cerca de 10 mil. Já o estaleiro da Wilson Sons deverá gerar mais 1,2 mil empregos. Prevê-se, ainda, a adição de 2,3 mil empregos que surgirão com implantações de novas fábricas na retroárea do porto e na ampliação de terminais portuários. Ao todo, a estrutura portuária do Rio Grande, dentro de quatro anos, deverá empregar 22,2 mil trabalhadores”, projetou.

Participações

Associaram-se à homenagem os deputados Frederico Antunes (PP), Raul Carrion (PCdoB), Zilá Breitenbach (PSDB), Cassiá Carpes (PTB), Elvino Bohn Gass (PT), Alexandre Postal (PMDB) e Marquinho Lang (DEM). Acompanharam o período do Grande Expediente autoridades como o secretário extraordinário da  Transparência e da Probidade Administrativa, Francisco Luçardo; o superintende do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis; o chefe da Casa Civil, Bercílio Silva; o conselho de Autoridade Portuária, Ayres Apolinário; o secretário-adjunto de Infraestrutura e Logística, Adalberto Silveira Neto; o presidente do Sindicato dos Portuários, Rui Eduardo Mendes; o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários, Mário Lopes, entre outros.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira