O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, concluiu, nesta sexta-feira (25), a missão internacional pela Europa, encerrando uma agenda que apresentou a investidores e grandes players de infraestrutura a carteira de projetos brasileiros nas áreas portuária e hidroviária. Com o projeto do Túnel Santos-Guarujá como destaque, a expectativa da missão é atrair mais de R$ 30 bilhões em investimentos para o Brasil.
O roteiro incluiu Portugal, Holanda e Dinamarca, onde o ministro apresentou o Túnel Santos-Guarujá, obra estimada em R$ 6 bilhões, viabilizada em parceria entre o governo federal e o governo estadual de São Paulo. “O mundo olha para o Brasil como uma janela de oportunidades. Apresentar o túnel, aguardado há quase 100 anos, é motivo de orgulho”, afirmou Costa Filho. A missão teve a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, e do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.
PUBLICIDADE
Em Portugal, o ministro apresentou o projeto à Mota-Engil, parceira da chinesa CCCC. Na Holanda, houve encontros com a Ballast Nedam e a TEC Tunnel, especialistas em engenharia de túneis imersos. Já na Dinamarca, a comitiva visitou o Túnel Fehmarnbelt, maior túnel submerso em construção no mundo, referência para o projeto brasileiro. “Queremos garantir segurança técnica para entregar esse empreendimento tão aguardado”, destacou Costa Filho.
A licitação do Túnel Santos-Guarujá está prevista para o próximo dia 1º de agosto. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, o túnel contará com três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos para pedestres e ciclistas. Ávila ressaltou que a obra trará mais mobilidade à região e fortalecerá a competitividade do Porto de Santos.