Receba notícias em seu email

Navalshore

Após vazamento de óleo, Prefeitura de Guarujá monitora Canal do Estuário

A Prefeitura de Guarujá afirma que o óleo diesel que vazou durante operação do navio NS Stella, na noite de sábado (16), na Ilha Barnabé, na Margem Esquerda do Porto de Santos, chegou ao Canal do Estuário, na altura da Praia do Góes. A empresa Adonay Química, responsável pela embarcação, não confirma a informação e diz que fará uma inspeção na região nesta segunda-feira (18).

Imagens divulgadas pela Administração Municipal mostram o patrulhamento realizado pela Guarda Ambiental na região da Praia do Góes após o incidente. O vídeo revela uma mancha de óleo que, de acordo com a Guarda Ambiental, é de 200 metros quadrados, em frente à praia, onde é possível sentir um cheiro forte do produto.


PUBLICIDADE



''Na areia da Praia do Góes ainda não chegou, mas desconfiamos que esta noite, em razão da dinâmica da maré, o óleo chegará ao mangue, na área da Santa Cruz. Checaremos nesta segunda-feira (18), explicou o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha.

O secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, informou que equipes da Semam também monitoram as possíveis consequências do episódio. ''Isso é preocupante. Nesta segunda-feira (18), vamos reunir equipes de fiscalização para verificar ações eficazes com a Cetesb e saber quais os critérios de manutenção de terminais. Temos percebido uma sequência desse tipo de ocorrência''.

Em nota, a Adonay Química afirma que todos os procedimentos de contenção e limpeza foram adotados no sábado (16) e domingo (17) pela empresa contratada para esse serviço, com a liberação da área atingida. No entanto, diante da suspeita de que alguma parte do óleo vazado possa ter chegado à Praia do Góes, a empresa retornará à área nas primeiras horas desta segunda-feira (18) para recolher a mancha. Uma amostra será enviada ao laboratório para comprovação, ou não, de que se trata do mesmo material vazado na noite de sábado no terminal da Adonay.

Ainda não se sabe a quantidade exata de óleo que vazou. Pela manhã, o gerente operacional da empresa, Márcio Luiz de Jesus Mendes, disse que a ocorrência durou dez minutos e que a maior parte do produto ficou dentro do dique de contenção, ''mas que uma pequena quantidade veio a alcançar o mar".

A Cetesb confirmou o ocorrido e informou que, nesta segunda-feira (18), irá analisar a penalidade que será aplicada à empresa.

Fonte: A Tribuna






   ICN    Zmax Group    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira