A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou, nesta sexta-feira (18), o edital, com cronograma das datas de entrega das propostas de licitação para a implantação do sistema de gerenciamento de informações do tráfego de embarcações (Vessel Traffic Management Information System — VTMIS). Segundo a administração do complexo paulista, ele vai permitir mais eficiência nas operações, mais segurança na navegabilidade e apoio ao combate a crimes, como tráfico de drogas, e impedir acesso não autorizado de navios.
De acordo com a APS, o sistema, que terá câmeras e estações elevadas, faz parte do pacote tecnológico que vendo sendo adotado em Santos. Ele inclui ainda o Sistema Integrado de Gestão Portuária (PMIS, na sigla em inglês), o Sistema de Sequenciamento de Navios, o Gêmeo Digital, a Rede 5G, o Smart Porto e o Aplicativo Porto de Santos.
PUBLICIDADE
As imagens geradas pelo VTMIS serão apresentadas, em tempo real, num Centro Operacional na própria APS, que terá a capacidade de interagir com o tráfego de embarcações e responder a todas as situações, desde a aproximação dos navios, áreas de fundeio, canal de acesso e até os terminais privados da Usiminas Tiplam/VLI, informou o gestor do VTMIS, Carlos Marden.
O VTMIS Santos também compartilhará dados para apoiar as operações da Polícia Marítima, da Marinha do Brasil e da Receita Federal, entre outros aliados na prevenção e repressão aos ilícitos contra navios e instalações portuárias. O sistema consegue detectar e identificar, em tempo real, embarcações suspeitas ou não autorizadas a navegar na área marítima do porto organizado.
Essas tecnologias serão usadas ainda em apoio às obras de infraestrutura e de expansão da Poligonal, como a dragagem de aprofundamento do canal para 16 metros e de acréscimo da área da Alemoa. Nela é previsto aumento no fluxo do tráfego e do porte dos navios.
A APS explicou que coordenará visitas técnicas dos pretendentes às áreas onde serão realizadas as obras de infraestrutura e serviços de engenharia. Para isso, os interessados deverão pedir a marcação das visitas até 1º de agosto, informando os dados de seu representante, nos termos do edital. Após esse prazo, a APS divulgará as datas, o roteiro e os detalhes das visitas técnicas.
O presidente da APS, Anderson Pomini, disse que o monitoramento em tempo real do tráfego de navios colocará o terminal santista na lista dos mais modernos do mundo. “É um marco da transformação digital para as operações, permitindo o controle das entradas e saídas dos navios, bem como mais eficiência no uso das instalações e operações portuárias”, assegurou.
O projeto, que recebeu a licença de implantação há 15 anos, foi incluído em 2023 no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal. “Conseguimos cumprir, em um ano, todos os critérios técnicos exigidos, inclusive a homologação pela Marinha do Brasil”, afirma Pomini.