Os prefeitos de Santos e do Guarujá, Rogério Santos e Farid Madi, reuniram-se na última quinta-feira (9) na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) com representantes da construtora Mota-Engil, que venceu o leilão para a construção do túnel ligando as duas cidades. Também participaram do encontro o presidente da APS, Anderson Pomini, e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), coordenador da Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para monitorar as obras.
Pomini explicou que a reunião teve como objetivo apresentar os envolvidos na construção da ligação para possíveis discussões sobre os impactos da construção na rotina das cidades e buscar medidas que evitem transtornos às populações, aos que passam por Santos e pelo Guarujá e também às operações do Porto de Santos. “Vamos estar juntos durante os próximos 30 anos”, disse ele.
PUBLICIDADE
Segundo Pomini, é preciso que haja planejamento para que a movimentação de cargas pelo terminal não seja afetada durante as obras e nem que os que circulam pelas duas cidades sejam prejudicados. “Precisamos entender as exigências da obra para avaliar o impacto nas navegações, no tráfego rodoviário e ferroviário, tudo em conversa com a comunidade e com todos os clientes”, afirmou.
Já os prefeitos apresentaram suas preocupações e informaram que esperam que os trabalhos para a construção do túnel gerem empregos e renda para moradores da região, inclusive com a habilitação de prestadores de serviços das duas cidades. Além disso, manifestaram preocupação com possíveis problemas nos sistemas viários e cobraram a implementação de programas habitacionais para atender à população que vive no entorno da área onde serão realizadas as obras.
Os representantes da Mota-Engil assumiram o compromisso de trabalhar em conjunto com a APS e com as prefeituras. A empresa se comprometeu também a compartilhar informações tanto com a autoridade portuária como os municípios e disse que entre suas preocupações, além do cumprimento dos prazos previstos, estão as providências para instalar o canteiro de obras, o impacto geológico e o desenvolvimento socioeconômico do entorno.