O Sindicato dos Arrumadores de Rio Grande e São José do Norte (Sindatacap) realizou, na última semana, uma visita técnica ao projeto de expansão da fábrica de celulose em Guíaba (RS), denominado Projeto Guaíba 2. A diretoria do Sindatacap participou das negociações com a empresa para que a carga fosse escoada pelo Porto Novo e não pelo terminal próprio que seria construído em São José do Norte. Segundo o sindicato, isso irá trazer mais trabalho e, consequentemente, mais renda para os trabalhadores, pois o volume e a constância de chatas e navios será muito maior, pois a capacidade de produção da fábrica será triplicada.
Os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) puderam conhecer de perto o maior investimento privado já feito na história do Rio Grande do Sul, de R$ 5 bilhões, divididos em três áreas: florestal, industrial e infraestrutura. Primeiramente, foram apresentados alguns vídeos institucionais da empresa, do projeto de expansão Guaíba 2 e uma palestra detalhando todo o projeto de logística planejado. Com destaque principal para a operação portuária no Porto do Rio Grande, que será realizada pela Sagres Agenciamentos Marítimos.
PUBLICIDADE
Logo depois, foi realizado um tour de ônibus para que todos tivessem uma ideia do tamanho e da totalidade das obras de infraestrutura, que estão sendo feitas no local por mais de 8 mil trabalhadores. A previsão de término da obra é maio de 2015, sendo que no momento o projeto encontra-se com 70% da obra pronta.
Fonte: Jornal Agora (RS)